Luís Samacumbi, também conhecido por Aíres, nasceu em 1971 na aldeia de Nazaré, na fronteira entre as Províncias do Kwanza Sul e Huambo, em Angola. Foi o Director Geral da Juventude da IECA de 1997 à 2003.
De 2001 à 2011 exerceu as funções de Directo Director Geral do Departamento de Assistência Social, Estudos e Projectos (DASEP), braço social da IECA. Vive na capital de Angola, Luanda, e é profissional do UNFPA – Fundo das Nações Unidas para a População.
Acabei de ler os PILARES, o que para mim são razões para erguer uma vida com seriedade, solidariedade, verdade e humildade, sendo certo que é também uma visão heroica de um angolano que só pretende partilhar o seu exemplo. Acho que o faz muito bem, com a necessária modéstia, mas mostra que a vida para ser vencida implica correr muitos obstáculos e perigos. Para chegar ao gosto do maboque o caminho é estreito e pode não ter regresso. Um abraço de parabéns.
(Dr. Onofre dos Santos)
O Meu falecido pai, o Dr. George Burgess, ficou muito feliz por ter tido o privilégio de trabalhar com Luís Samacumbi no apoio aos projectos de saúde da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA). Ele apreciou a talentosa liderança e o grande calor pessoal do Luís. Fui profundamente tocada pelas “memórias” do Luís. Elas são uma contribuição real para escrever a história de Angola no último meio século, incluindo o papel da Igreja e as forças que se encontram em laços familiares e raízes culturais. As “memórias” de Luís Samacumbi convidam outros angolanos a adicionarem as suas vozes.