A obra literária “O Totem da Paz” foi escrito pelo missionário holandês Don Richardson, e é considerado um dos maiores clássicos da literatura cristã.
Don Richardson conta a história verídica de sua viagem missionária para Nova Papua Guiné, uma ilha do pacifico, ainda desconhecida pelo ocidente na década de 60. Lá ele mora durante anos com um povo indígena chamado Sawis, conhece os costumes da aldeia, suas crenças, seu modo de vida, afim de proclamar o nome de Jesus levando o evangelho da Salvação.
Nos primeiros capítulos o autor explora a cultura do povo da Nova Guiné, o interessante é saber que eles cultuavam o engano, praticavam o canibalismo e tinham a crença que os homens brancos eram divindades. Depois ele explora sua amizade com o povo, a luta contra os homicídios ali cometidos, até o começo de sua evangelização.
Nos últimos capítulos o missionário Don Richardson conta como foi contracultural e cultural evangelizar um povo que amou primeiro Judas pela cultura da traição, todavia se entregou a Cristo devido a cultura da Paz do mesmo povo e o poder do Espírito Santo.
O Totem da Paz é considerado um clássico da literatura missionária por diversos motivos, entre eles a conclusão do autor que todas as culturas tem aspectos, analogias que levam o povo a Cristo. Ele explora momentos difíceis de frustração do missionário, momentos perigosos, a luta por injustiças em uma cultura diversa, a adaptação em um outro mundo, o amor por Cristo, por vidas que desconhecem o seu Nome.
O Totem da Paz é aquela obra que todos que possuem o chamado de ir para uma outra nação, um outro povo deveria ler, pois ele é de suma importância na missiologia, um livro que faz as lágrimas escorrer do leitor e mostra o Poder e a Soberania de Deus na criação do homem.