Reverenda Deolinda Teca

Reverenda Deolinda Teca

SG do CICA considera psicopatas pastores que se valem do cargo para assediar sexualmente crentes

A Secretária Geral do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola CICA, considerou de psicopatas, pastores que se valem do cargo para assediar sexualmente as crentes.

Reverenda Deolinda Teca
Reverenda Deolinda Teca

Numa entrevista que concedeu ao Jornal de Angola e publicada nesta segunda feira (07.10), a Reverenda Deolinda Dorcas Tecas, disse que a instituição que dirige tem conhecimento de tais práticas que “chocam a comunidade angolana e cristã” e afirmou que a falta de educação bíblica e teologicamente tem provocado “este tipo de desvio de comportamento”.

Isso, frisou, acontece também quando, na base familiar, não existe o temor a Deus. “Os filhos não obedecem aos pais e o indivíduo cresce e vive de forma livre, sem o sentimento do cordão umbilical com os membros da família.” Nestes casos, ao assumir a responsabilidade de dirigir uma igreja, esse indivíduo não será temente a Deus”.

De acordo com a Pastora, quando um pastor comete adultério, rouba ou viola, apesar do acto ser cometido de forma individual, “há sempre o poder de influenciar a mente e a personalidade dos outros”.

“É lamentável e nos sentimos todos ofendidos, quando assim acontece, porque o pastor é a autoridade moral e espiritual que deve ter comportamento e atitude aceitáveis dentro e fora da Igreja.”

Sobre os Pastores que criam Igrejas para a obtenção do lucros, a Secretária Geral do CICA, deplorou tal atitude e lembrou que a Igreja é o espaço onde os pastores, padres, bispos, evangelistas, diáconos são chamados para servir, segundo os mandamentos bíblicos. “O próprio Jesus Cristo veio para servir e não para ser servido”, sublinhou.

Ao abordar a formação Pastoral, a líder religiosa, afirmou que “falta ainda muita formação aos Pastores”, sobretudo aqueles que cumprem “somente” alguns meses de formação e depois vão para o ministério pastoral.

O processo formativo, explicou, deveria demorar até cinco anos, permitindo que eles obtivessem conhecimentos teológicos e pastorais. “No âmbito da Teologia, existem várias disciplinas, como a Hermenêutica, que é a forma como se interpreta a Bíblia, a análise profunda dos textos bíblicos, a Psicologia Geral e Pastoral. Temos ainda a Ética pastoral, o Pastor e a Ética Cristã etc. São disciplinas que levam anos para serem ministradas, carecendo de inspecção dos ministérios da Cultura e da Educação, que poderiam analisar o programa de algumas escolas bíblicas. Não se forma um pastor em três meses, como acontece com algumas Igrejas.”

Sobre o encerramento de algumas igrejas, a Secretária Geral do CICA, disse que se o Estado está a encerrar ceitas religiosas, é porque constatou que funcionavam na ilegalidade e estavam a sair da sua linha de acção.

“Assistimos na televisão factos que não agradam aos cidadãos, praticados em algumas igrejas. O Estado está apenas a fazer o seu trabalho. Lamentavelmente, até igrejas legais são impedidas de realizar cultos por causa do espaço que não é condigno. É uma decisão que dói, uma vez que alguns não têm capacidade para construir rapidamente uma igreja. Ao mesmo tempo, há esse paradoxo do cumprimento da lei. Há uma certa força por parte de fiéis em construir igrejas condignas para adoração.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *