Marcos Sassungo, é o nome do artista que tenho o prazer de apresentar hoje. Actualmente na Rússia, por razões académicas, o jovem angolano, luta para conciliar os estudos com outra paixão da sua vida, a música.
Apesar da distância, viu no portal Arautos da Fé um meio para manter ligação com sua terra natal. Numa recente conversa com o administrador do portal, o artista partilhou a sua trajectória e o “ardente” desejo que move o seu “coração artístico”.
Cantor e compositor, nasceu e cresceu na Igreja Fé Apostólica (na província do Huambo). Ainda era criança, quando começou a cantar no grupo coral. Passou pelo grupo “Com Cristo somos Vencedores” onde se destacou como “primeiro tenor”.
Estudante de medicina, Marcos, que transferiu-se do Huambo para Luanda em 2012, viu-se forçado a deixar de cantar por conta do aperto na universidade. Em Outubro de 2015 seguiu para Rússia e trocou a medicina pela engenharia de Petróleos.
Ali conheceu Angelino Ngola, que o convidou para cantar num grupo masculino da Igreja Adventista. Além de cantar na Igreja, participavam de vários eventos na universidade, interpretando músicas dos Gathers Vocal Band na versão dos Cânticos Vocais.
Hoje, contou, está num grupo de músicos da universidade, onde tem trabalhado para o desenvolvimento das suas técnicas vocais. O artista confidenciou que percebeu, “que cantar é uma das artes mais extraordinárias”.
“É saudável e exige responsabilidade de quem canta”, mas cantar pra Deus, revelou, “é uma outra coisa e muitas vezes pressupõe um ministério pessoal, com uma responsabilidade espiritual ainda maior”. Observou.
Marcos Sassungo, sonha com uma carreira a solo e deseja gravar um CD de poemas e canções.
“Eu sinto que todas as vezes que canto, eu canto pra mim e cobro de mim mesmo o cumprimento da mensagem que canto. Mas eu fico imaginando, a pessoa que ouve essa mensagem, e se a mesma suscita mudança ou algo assim.
Artigos relacionados
-
Luciano Camargo oficializa carreira na música gospel e revela como se converteu
-
Partiu para eternidade o autor de “Wala ni Imbamba” pastor e músico David Elonga
-
Mike Kalambayi quebra o silêncio e enfrenta Moïse Mbiye
-
Antiga direcção da Asso-Música impediu acesso a conta bancaria e aos documentos, revela actual presidente
-
Mulheres cristãs falam da música gospel e os seus benefícios