Padre dos EUA pede perdão por violar normas da Igreja com bênção a união homossexual

O padre Joseph Williams, de Chicago, EUA, pediu perdão por abençoar uma união homossexual no mês passado, qualificando-a como uma “decisão muito ruim” que violou as diretrizes da Igreja.

O padre Williams, pároco da paróquia de St. Vincent de Paul, publicou um pedido de desculpas no qual diz que “lamenta a linguagem da bênção, o uso de paramentos e da própria igreja, que ele agora reconhece serem uma violação das normas aprovadas pela Igreja”.

O padre abençoou uma união homossexual na paróquia no mês passado. Num vídeo do evento publicado nas redes sociais, Williams aparece paramentado perguntando a duas mulheres se elas “se comprometem livremente a se amar como cônjuges santos e a viver em paz e harmonia juntas para sempre?”

Depois da resposta “sim” das duas, ele continua: “Deus amoroso, aumente e consagre o amor que Kelly e Myah têm uma pela outra. Os anéis que elas trocaram são o sinal de sua fidelidade e compromisso”.

O padre alegou inicialmente que a declaração Fiducia supplicans do Dicastério para a Doutrina da Fé, de dezembro do ano passado, permite o tipo de bênção dada por ele. O documento afirma que os padres católicos podem abençoar uniões homossexuais como expressão de proximidade pastoral, sem tolerar os atos homossexuais e sem fazer com que a bênção pareça um casamento.

O padre disse no comunicado que a forma como ele conduziu a bênção “surgiu devido à minha tentativa de proporcionar-lhes um momento significativo da graça de Deus”.

“Eu queria fazer isso bem. Mais ou menos uma semana depois do fato, vi o vídeo. Percebi imediatamente que tomei uma decisão muito errada nas palavras e imagens capturadas no vídeo”, disse Williams.

 

Fonte: acidigital

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *