Os fiéis da Igreja Católica, que se deslocaram ao Santuário de Sant’Ana, em Caxito, com o objectivo de festejar os 139 anos de existência do lugar dedicado à Avó de Cristo e agradecer pelos pedidos concedidos, receberam palavras de conforto e de encorajamento, sobretudo o de cuidado para com as crianças.
A palavra de exortação foi feita pelo Bispo da Diocese de Mbanza Kongo, Dom Vicente Carlos Kiaziku (Frei Vicaki), no final da 17.ª edição da peregrinação ao Santuário de Sant’Ana, realizada ontem no Estádio Municipal do Dande, em Caxito, capital da província do Bengo.
Na homilia, o prelado, que falou para mais de 20 mil fiéis, entre nacionais e estrangeiros, disse que as crianças devem crescer num ambiente social saudável. “Os nomes malignos atribuídos às crianças, como de feiticeiras, devem ser combatidos. Hoje, as crianças estão associadas a muitos factores negativos, como a rua, o abandono pelos pais e pela família”, lamentou.
Aos pais, apelou para cuidarem bem das crianças, para que estas não possam seguir por caminhos errados. “Optar por uma boa educação leva qualquer um a vencer certos tabus, crenças e superstições”, disse.
O prelado católico voltou a reprovar a prática do aborto e pediu a criação de políticas mais activas para penalizar os infractores. “A vida é um bem divino e consagrado por Deus. Por isso, devemos condenar quem interrompe uma gravidez”, apontou.
A devoção à Sant’Ana, sublinhou, está ligada, de forma muito particular, ao dom da vida. “Ela é uma santa que intercede junto de Deus em favor dos casais que têm dificuldades em procriar e muitos que pedem a sua ajuda com fé, obtêm esta graça”, disse Dom Vicaki.
Sobre os cuidados com os avós, o Bispo da Diocese de Mbanza Kongo exortou os filhos e netos a darem mais atenção a estes. Dom Vicente Kiaziku defendeu, igualmente, um maior envolvimento do Governo Provincial nas acções educativas, não apenas na construção de escolas, mas também na criação das condições para que os estabelecimentos estudantis possam funcionar em pleno e que todos os menores possam ser inseridos no sistema de ensino. “Temos que acabar com crianças a viver nas ruas, um acto que não é só responsabilidade do Governo, mas de toda a sociedade”, referiu.
Para o prelado, é missão do Governo, em parceria com as igrejas e outros grupos sociais, trabalhar na sensibilização da juventude, de forma que estes não sigam por um mau caminho e sim ajudem mais no desenvolvimento do país.
Recomendação
A governadora do Bengo defendeu, no fim da missa, a necessidade de haver maior cuidado entre as jovens mulheres, no sentido de evitarem a gravidez precoce na adolescência. Maria Antónia Nelumba considerou a igreja um parceiro do Governo, razão pela qual vai continuar a prestar o apoio necessário para que essa cooperação se multiplique cada vez mais.
As festividades de Sant’Ana de Caxito tiveram início na sexta-feira e encerraram ontem, com um programa de actividades que incluiu vigílias, missas e procissão de velas. O Santuário de Sant’Ana, construído em 1885, é um dos locais de eleição de devotos.
Fonte: JA