A eleição do Arcebispo de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias, para novo presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), durante a II plenária deste órgão, relativa ao ano de 2015, decorrida de 4 a 10, na capital do país, foi um dos assuntos que dominou o noticiário social da semana, que termina hoje, sábado termina.
Dom Filomeno Vieira Dias substitui no cargo Dom Gabriel Mbilingi, arcebispo do Lubango, que dirigiu durante oito anos esta instituição religiosa. Na ocasião, foram eleitos também bispos que fazem parte dos novos corpos directivos.
O papel decisivo das igrejas na luta de libertação nacional, paz, unidade e reconciliação foi destacado, terça-feira, em Saurimo, pela governadora provincial da Lunda Sul, Cândida Narciso.
Em declarações à Angop, a propósito do papel das igrejas na preservação da paz, Cândida Narciso afirmou que as instituições religiosas são e sempre foram por si só um movimento de libertação e que deu o seu contributo na luta pela independência nacional em diversas áreas como a formação de quadros, entre outros aspectos.
Para a governante, a igreja precisa de elevar a sua voz e gritar com todas as suas forças, difundindo a sua mensagem de esperança e de amor que a sociedade necessita, por forma a contribuírem na pacificação dos espíritos e no resgate dos valores morais e culturais no seio da população.
Fonte: Angop