O governador provincial de Malanje manifestou-se, domingo, preocupado com a actual perda dos valores morais e cívicos na sociedade angolana, em particular entre os jovens angolanos, cujos conceitos têm sido mais assentes em outras culturas.
Marcos Nhunga solicitou, durante o Congresso de Reavivamento Espiritual da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o apoio das igrejas no resgate dos valores morais e cívicos e na sensibilização regular da sociedade. “Se não cuidarmos da geração actual, ficará comprometido o futuro do país, porque os jovens estão a adoptar comportamentos que beliscam a sã convivência dos cidadãos”, disse.
Apesar das dificuldades financeiras que o mundo vive, continuou, o Executivo tem envidado esforços para a melhoria de vida das populações, com a construção de várias infra-estruturas e a colocação de vários serviços sociais. “Por isso, os cidadãos devem cuidar melhor dos bens públicos e evitar actos nocivos às comunidades como a vandalização de bens”.
Discriminação
Durante o encontro, o governador pediu à congregação do Sétimo Dia, na região, que trabalhe para combater a descriminação e o estigma das pessoas portadoras de HIV-Sida.
“Hoje, ninguém morre da doença se cumprir com a medicação e as recomendações médicas, mas muitos não procuram a devida assistência médica e medicamentosa, por vergonha”.
Outra preocupação, avançou, é o mau uso das redes sociais. “Muitos jovens inventam falsas informações e até provocam instabilidade social, uma prática errada que fere sensibilidades”, disse, além de solicitar a mobilização dos crentes para o Censo 2024, previsto para o próximo mês de Setembro.
Pastor adventista reafirma compromisso com o Executivo
O delegado da União Nordeste dos Adventistas do Sétimo Dia reiterou o compromisso da igreja em continuar alinhada aos ideais do Executivo, através da moralização e sensibilização da sociedade e também na preservação do património público.
Burns Sibanda destacou as boas relações entre o Executivo e a Igreja Adventistas do Sétimo Dia em Angola, assim como agradeceu a abertura cedida às igrejas para a proclamação do evangelho, contribuindo desta feita para a moralização da sociedade. Entretanto, o presidente da Missão Nordeste dos Adventistas do Sétimo Dia, que compreende as províncias de Malanje, Uíge e Cuanza-Norte, Andrade Neves Tunda, deu a conhecer que estão em curso várias acções sociais com destaque para a assistência médica e medicamentosa às comunidades.
Fonte: JA
Artigos relacionados
-
Igreja Baptista defende transmissão de boas práticas
-
Igreja Baptista: Fiéis analisam impacto do movimento missionário
-
Cruzada Evangelística elogia extensão do período do Censo
-
Diocese de Benguela lamenta morte do bispo
-
Reverendo Luís Nguimbi destaca processo de manutenção da paz e da unidade nacional