Cuito – Duzentas e três mulheres com problemas de fístula obstétrica poderão ser operadas durante a XI campanha cirúrgica do Hospital Dr. Walter Strangway, localizado na cidade do Cuito, capital da província do Bié.
A informação foi avançada pela directora de enfermagem desta unidade sanitária, Elizeth Vicente, durante o primeiro dia de cirurgias, em que se foram operadas já 27 pacientes.
Disse estarem envolvidos na campanha, que encerra a 31 deste mês, 35 profissionais, entre médicos, instrumentistas, anestesistas, enfermeiros e pessoal de apoio hospitalar.
Desses profissionais, 11 são provenientes de Luanda, do Hospital Materno Infantil Azancot de Menezes.
Além do Bié, há ainda pacientes de outras regiões do país.
Até à 10ª campanha de cirurgia de fístula obstétrica, já haviam sido operadas mil mulheres que padeciam da doença, causada por lesões provocadas por partos prolongados e com obstrução, sem acesso a tratamento médico oportuno e de alta qualidade.
O Hospital Provincial Dr. Walter Strangway conta com mais de 20 serviços especializados, nomeadamente Gineco-obstetrícia, Pediatria, Neonatologia, Cirurgia, Nefrologia, Oftalmologia, Ortopedia, Psiquiatria, Estomatologia Otorrinolaringologia entre outras.
Fonte: Angop
Artigos relacionados
-
Mais de 100 mulheres receberam tratamento do quisto da mama
-
Kilamba reforça plano de resposta com mais medidas de prevenção
-
Hospital Militar Principal Instituto Superior realiza primeira cirurgia complexa
-
Médicos pedem maior atenção à população
-
OMS concerta medidas com Executivo para travarem surto da cólera