Sumbe – As unidades sanitárias dos municípios do Amboím, Libolo, Quilenda, Sumbe, Seles, Conda, Cassongue e Ebo, na província do Cuanza Sul foram, segunda-feira, receberam uma ambulância cada, no âmbito da municipalização dos serviços de saúde.
No acto da entrega, a vice-governadora para o sector político, económico e social, Emília Tchinawalile, disse que as ambulâncias estão equipadas com tecnologia de ponta que permite as equipas médicas oferecerem melhores cuidados durante o transporte dos pacientes.
Referiu que os meios, vindos do Ministério da Saúde, com o apoio do Banco Mundial, visam melhorar a assistência médica a nível das comunidades e a qualidade dos serviços de saúde.
Apelou aos gestores e motoristas, a prudência, disciplina e responsabilidade para que as ambulâncias tenham uma boa durabilidade e possam servir melhor os pacientes.
Por sua vez, a directora municipal da saúde no município do Libolo, Nadir Assunção, enalteceu o gesto numa altura em que dependiam apenas de uma ambulância.
“Esta ambulância vai auxiliar na transferência dos pacientes para o hospital de referência, no Sumbe, que dista 274 quilómetros”, frisou.
Em Janeiro último, beneficiaram-se, na primeira fase da distribuição das ambulâncias, os municípios de Porto Amboím, Mussende, Cela e Quibala.
Fonte: Angop