Saúde nas comunidades gera acordo de cooperação

O núcleo “Meu padrinho meu mentor” e a “Associação Saúde na Comunidade” assinaram ontem, em Luanda, um acordo de cooperação no domínio da Saúde, para a realização regular de feiras nas comunidades, a fim de garantir, entre outros aspectos importantes, o bem-estar das pessoas.

A informação foi avançada pelo coordenador nacional do projecto, Yuri Bongo, tendo explicado que o acordo assinala um marco importante no fortalecimento da criação de condições e estrutura para efectivar intervenções importantes no sector da Saúde e bem-estar dos munícipes.

Yuri Bongo avançou igualmente que depois das comunidades de Luanda, o projecto “Saúde na Comunidade” vai abranger todos os municípios das 18 províncias do país.

O projecto conta com mais de 40 profissionais de Saúde, entre os quais enfermeiros, psicólogos, dentistas, pediatras e fisioterapeutas, tecnicamente capacitados para atender a procura estimada em mais de dois mil utentes. “Não temos escolhas sobre quem pode e quem não pode ser atendido, portanto, qualquer cidadão, independentemente da sua origem, raça, cor da pele, todos gozam dos mesmos direitos”, explicou.

O bairro Palanca, no distrito do Golfe II, foi escolhido para albergar o projecto nos próximos dias. A da Lunda-Sul consta do plano para a próxima paragem, onde durante três dias os técnicos vão prestar serviços relacionados à assistência médica e medicamentosa.

Apesar das complexidades que as zonas de difícil acesso impõem ao projecto, o coordenador avançou que vão gizar esforços para beneficiar o maior número possível da população das áreas recônditas do país.

Para a presidente da Associação Saúde na Comunidade, Lurdes Valente, os próximos passos serão de muito trabalho, tecnicamente baseado na prevenção nas comunidades e nas famílias, principalmente as mais carentes.

Fonte: JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *