Paulina Semedo: Nutricionista aponta benefícios da banana

A nutricionista falou das valências dos derivados da banana, pondo atenção nas diferentes variantes – ouro, prata, pão, cavendish – todas com propriedades nutricionais idênticas, embora existam espécies que têm mais elementos que outras. Contudo, todas contribuem para o equilíbrio da nossa dieta diária.

“Nós temos o consumo da banana tão divulgado! Pelo seu sabor doce, pela versatilidade na culinária, ela tornou-se uma fruta tão popular que as Nações Unidas escolheram uma data para celebrar o Dia da Banana, que acontece a 22 de Setembro”, disse Paulina Semedo.

Do depoimento da palestrante colhemos que a banana pode ser consumida por todas as pessoas de todas as idades, assim é que “o bebé quando começa a comer, a primeira fruta que experimenta é a banana, porque é muito fácil de ser consumida”.

Paulina Semedo garantiu que a banana ajuda os adultos a prevenir as doenças cardiovasculares, por causa dos seus componentes. A fruta contribui, igualmente, para a melhoria da visão, aprimorando a sua qualidade epara o tratamento das cãibras nos pés e nas mãos devido ao desequilíbrio de um nutriente muito importante, afirmou a nutricionista, explicando que a banana é conhecida mundialmente pelo facto de fornecer muito deste elemento: o potássio.

“A banana é considerada um neuro-transmissor, dá alegria, melhora o nosso estado de humor. Por vezes não damos conta, comemos uma banana e não prestamos atenção aos efeitos ou à mudança do nosso estado de humor, mas a banana pode mudar o nosso estado emocional”, salientou a médica nutricionista, acrescentando que a ingestão do fruto proporciona ainda uma noite de sono tranquila.

A banana, segundo Paulina Semedo, tem magnésio. Para aquelas pessoas que estão na idade da menopausa, principalmente acima dos 45 anos de idade, o magnésio desempenha um papel fundamental nos casos de  fraqueza muscular e mental.  “A casca também pode ser usada para fazer alguns pratos, algumas iguarias naturais. Por outro lado, a banana controla as diarreias. Para além de ‘matar’ a vontade de comer, possui enzimas que aceleram a digestão e auxiliana perda de peso”.

 Rica em nutrientes

De acordo com a palestrante, a banana é rica em vitamina C, um potente antioxidante. É ainda rica em vitaminas do complexo B: B1, B2 e B3, que têm a ver com as funções neurológicas. Possui minerais como o cálcio para os ossos, unhas, cabelo; o ferro e o fósforo que ajuda o cérebro e as pessoas que ficam muito tempo ao computador ou que têm que reflectir muito.

A fruta tropical cuja produção a província do Bengo é líder, segundo a nutricionista, “tem bastante versatilidade e pode ser consumida frita, assada, desidratada, fresca… Ela pode ser transformada em farinha para suplemento alimentar”.

Sobre os derivados, Paulina Semedo disse que a banana verde “possui um baixo valor hipoglicémico. Para aquelas pessoas que são diabéticas, a banana verde pode ajudar no controloda glicemia, pois o amido que contém é liberado de forma lenta no sangue, fazendo com que o pâncreas produza a melhor quantidade de insulina para gerir ou captar cada unidade de açúcar que vai para o sangue”.

“A farinha de banana é um derivado, assim como a fruta cristalizada do mesmo produto. Podemos tê-la em calda, sucos, néctares, concentrado para fazer sumos, gelados, kissângua… Ainda hoje faço sumo com a banana extremamente madura. Aquela que está mole. Colocamos em água quente e juntamos casca de ananás, melancia, papaia e faz-se um sumo saboroso de fruta, e não é necessário juntar açúcar”, disse, frisando que o que dá o sabor, o aroma ao sumo assim feito é a quantidade de banana colocada na água.

Segundo Paulina Semedo, a banana pode ser matéria-prima para fazer vinagre, cerveja, licor (ponche) e a aguardente. “A banana desidratada pode ser conservada fora da geleira por meses. É produzida num processo que não necessita de muita mão-de-obra sofisticada mas conhecimento para lidar com o tempo suficiente para tirar a quantidade de água do produto que tem mercado consumidor”.

Os derivados não deixam de ter as características da própria banana, sempre de acordo com Paulina Semedo. Quer a desidratada, quer a seca, são ricas em fibras e podem conter zinco, que serve para cicatrizar feridas e para potencializar a saúde sexual reprodutiva, principalmente dos homens. E é também óptimo para a saúde reprodutiva das mulheres.

Mitos e verdades

A médica fez referência ao mito que circula um pouco por todo o lado, de que não se pode comer banana à noite.”A banana pode ser consumida até uma hora antes de ir para a cama, para termos um sono reparador, o que é muito bom”, sublinhou, reforçando que o consumo matinal ajuda a emagrecer e, por ser rica em fibras, a banana pode nos ajudar a matar a fome ao longo do dia.

Há outro mito, segundo a nossa fonte, de que a casca de banana não deve ser consumida. “A banana pode ser consumida fervida, grelhada, frita, mas a casca também pode ser aproveitada. Há compotas e doces de casca de banana que são uma delícia, aproveitando o benefício das fibras que contém, fazendo com que o nosso intestino funcione melhor e aquelas pessoas que têm excesso de açúcar no sangue controlá-lo”.

Na lista de mitos consta que os diabéticos não devem comer banana. A médica lamentou que haja meia verdade, porque a banana é composta por hidratos de carbono e frutose, portanto, açúcar. “Os diabéticos devem ter sim cuidado em consumir banana; porque quando muito madura, ela no sangue vai se transformar em açúcar de forma rápida. Quanto mais madura pior ainda. Os diabéticos devem ingerir banana mais verde, aquela que não esteja muito madura”.

Uma quarta contrariedade quanto ao uso e consumo da banana prende-se com pessoas com diarreias ou prisão de ventre. Neste particular, Paulina Semedo deu a conhecer que a banana é uma fruta que prende o intestino. “A pessoa deve comer a banana para a melhoria do trato intestinal. Uma banana média contém a quantidade de fibras suficientes para parte da dose diária recomendada. As fibras são substâncias que têm o poder de regular o trato intestinal. O segredo é comer a banana bem madura, para que as fibras ajudem a melhorar o funcionamento do intestino. Portanto, quem tiver prisão de ventre deve comer banana bem madura”.

 

Fonte: JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *