Mateus Domingos, de cinco anos, foi diagnosticado com bronquiolite aos três anos de idade.
De acordo com a mãe, Maria António, o menor apresenta com frequência febre alta, tosse e gripe. “Há dois anos que estamos no vai e vem ao hospital, por causa dos problemas respiratórios que ele tem”.
Residentes no bairro Terra Vermelha, no município do Cazenga, Maria António reconheceu que tem tido pouco cuidado com o filho, pois deixa-o sob os cuidados da irmã de apenas dez anos, quando vai ao mercado comercializar produtos diversos.
“Tenho noção de que ele deve evitar brincar com água, principalmente no período da tarde, não deve andar descalço e estar sempre bem agasalhado, mas, infelizmente, não consigo ter controlo disso, porque tenho de ir ao mercado vender e deixou-o sob os cuidados da irmã, que também é menor”, explicou, acrescentando que, depois de estar sob os cuidados da equipa médica, o menino recupera rapidamente.
De acordo com a médica Nelma André, Mateus Domingos deu entrada no Hospital Municipal do Cazenga, na noite de domingo último, com polipneia, ou seja, dificuldades ao respirar.
Depois de assistido, disse, o paciente recupera satisfatoriamente, apesar de apresentar ainda um quadro de discinesia e ruídos adventícios. “Vamos melhorar esse quadro. Depois de receber alta, vai passar a fazer o tratamento ambulatório aqui no hospital”.
Fonte: JA