Mais de 100 crianças do bairro da Camama, município do Talatona, em Luanda, beneficiaram, nesta quarta-feira, de assistência médica e medicamentosa gratuita, durante uma campanha de saúde promovida pela Clínica Amada.
O director da clínica, Jesus Mendoza, disse que a campanha de saúde pediátrica, que decorre até sexta-feira, surge no sentido de garantir os serviços mínimos de saúde às comunidades e reduzir as enchentes nas unidades sanitárias.
Além das consultas, explicou, foram feitos exames médicos e a entrega de medicamentos, papas, leite, vitaminas e outros suplementos alimentares para crianças diagnosticadas com desnutrição.
Durante o primeiro dia da campanha de saúde, disse o director, foram diagnosticadas várias patologias com maior realce para a malária, anemia e desnutrição.
No decorrer das consultas, explicou, os pais estão a ser sensibilizados sobre os cuidados a adoptarem para a prevenção e o combate à malária, patologia que acomete um grande número de crianças, assim como de outras doenças. O médico referiu que “a boa alimentação contribui para o controlo do ganho de peso da criança. E uma das armas é colorir a alimentação com verduras”.
O director da clínica avançou que a falta de alimentação saudável causa anemia, hipotireoidismo, atraso de crescimento, distúrbios nervosos, entre outras doenças prejudiciais às crianças. Por essa razão, apelou aos pais a acorrerem à referida campanha de saúde pediátrica, para saberem sobre o estado de saúde dos filhos.
Fonte: JA