Vinte e um médicos estão a ser formados em diferentes especialidades, desde o ano de 2022, no Hospital Geral do Cuando Cubango (HGCC), com vista à melhoria da assistência médica e medicamentosa nas distintas unidades sanitárias dos nove municípios que compõem a província.
A informação foi avançada, ontem, pelo director clínico do Hospital Geral do Cuando Cubango, no final de uma visita efectuada pelo provedor de Justiça Adjunto, Aguinaldo Cristóvão, para avaliar o grau de funcionamento da referida unidade sanitária.
Edson Mário explicou que, dos 21 médicos, seis estão a ser formados na especialidade de cirurgia geral e igual número na área de ginecologia e obstetrícia, quatro em medicina interna, três em pediatria e dois em ortopedia.
A acção formativa, com a duração de quatro anos, está a ser ministrada por especialistas angolanos e cubanos, com o objectivo de tornar as unidades sanitárias da região autónomas, sobretudo os hospitais de referência, que devem deixar de depender de médicos especialistas provenientes de outros países.
Há três anos, recordou, o HGCC foi transformado em Hospital-Escola para a contínua formação dos quadros do Ministério da Saúde em diferentes áreas, para suprir a carência de especialistas que o Cuando Cubango enfrenta.
A direcção da unidade de saúde, disse, tem como desafio melhorar a qualidade de prestação de serviço aos utentes. Edson Mário referiu que o HGCC se debate, ainda, com a falta gritante de médicos especialistas, sobretudo na área de neurocirurgia, estomatologia e oftalmologia.
Fonte: JA