O Clube dos Médicos realizou, de Setembro de 2023 até o princípio deste mês, mais de 11 mil consultas grátis, em nove das 18 províncias do país, anunciou, ontem, o presidente da organização, Honolfo Simões.
Durante as consultas, realizadas em parceria com a Agência Nacional de Petróleo,Gás e Biocombustíveis (ANPG), as principais doenças atendidas, explicou, foram as infecções do trato urinário, as hipertensões arteriais e as infecções respiratórias agudas.
O presidente do Clube dos Médicos destacou, ainda, a importância das consultas e garantiu a continuidade. O objectivo da campanha, realçou, é fazer um maior rastreio de casos de cancro, assim como oferecer assistência médica e medicamentosa nas mais diversas especialidades às populações.
“Estamos a criar condições para levar, até o final deste ano, o projecto até às províncias do Bengo, Cabinda, Uíge, Zaire, Moxico, Namibe, Bié e Malanje”, disse, acrescentando que a par das consultas médicas também realizaram cirurgias, testes rápidos de malária, HIV e hepatite B.
A associação existe desde 2017 e tem trabalhado com mais de 2.000 profissionais de saúde, das 18 províncias, contando com o apoio do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Sida (ONUSida) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Fonte: JA