Unidade de Cacuaco faz as primeiras cirurgias

O Hospital Geral de Cacuaco Heróis de Kifangondo efectuou dois partos e uma intervenção cirúrgica abdominal nos dois primeiros dias de actividade, após inauguração e entrada em funcionamento, num acto ocorrido na sexta-feira, anunciou, segunda-feira, em Luanda, a directora-geral da unidade sanitária.

Jovita André referiu que os primeiros partos e a cirurgia, feita em resposta a um ferimento de arma branca no abdómen de um cidadão, correram bem. Mais de 300 pacientes já foram assistidos no hospital, de sexta-feira a domingo, sendo 43 no primeiro dia e mais de 200, no sábado. A maioria, realçou Jovita André, eram crianças.

O hospital, adiantou, tem 42 doentes internados, sendo 22 crianças nos cuidados intensivos do Centro de Oncologia Pediátrica, destas cinco em estado grave. A sala de observação do banco de urgência, disse, tem registadas 12 pacientes, sendo a mais grave uma com Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A directora-geral da unidade sanitária informou que todos os serviços do Hospital Geral de Cacuaco Heróis de Kifangondo funcionam e as portas estão abertas, sobretudo para atender pacientes transferidos de outras unidades e casos de média e alta complexidade.

Por ser uma unidade sanitária de nível 3, afirmou, o hospital vai priorizar os casos de pacientes que não obtiveram solução nos hospitais municipais e os casos complicados de especialidade, informou a directora Jovita André.

 

Fonte: JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *