Terapeutas tradicionais, produtores e vendedores de plantas medicinais, do município do Uíge, estão a ser capacitados sobre técnicas de realização de exames biomagnéticos, nutrição e medicina natural aplicada, com vista à melhoria da qualidade dos serviços prestados às comunidades.
Promovida pela coordenação provincial dos terapeutas tradicionais do Uíge, em parceria com o Gabinete de Saúde da província, a acção de capacitação tem a duração de 60 dias e vai ajudar a melhorar o atendimento aos pacientes que procuram os serviços de medicina tradicional.
O coordenador provincial dos terapeutas tradicionais do Uíge informou que durante o período de formação os terapeutas vão, também, aprimorar os conhecimentos sobre técnicas de multiplicação de plantas medicinais, bem como abordar aspectos inerentes à segurança alimentar, higiene e diagnóstico primário do doente, antes da administração de qualquer medicamento.
Jorge Geraldo disse que a província do Uíge é rica em plantas e frutas medicinais, capazes de curar várias enfermidades. Por este motivo, urge a necessidade da capacitação contínua dos terapeutas tradicionais, no sentido de dotá-los de conhecimentos que permitam prestar um trabalho de qualidade à população.
Fonte: JA