O enviado especial do Papa, o presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), encontrou-se, segunda-feira, em Moscovo com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, para discutir a cooperação na área humanitária.
De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, no encontro, “as partes tiveram uma discussão aprofundada sobre a cooperação na esfera humanitária no contexto do conflito em torno da Ucrânia e abordaram uma série de questões actuais na agenda bilateral e internacional”.
A nota de imprensa, que foi acompanhado por uma fotografia dos dois homens a cumprimentarem-se com um aperto de mão, refere ainda que “tomaram nota do desenvolvimento construtivo do diálogo Rússia-Vaticano”.
A questão dos menores deportados para a Rússia, que a Ucrânia refere serem milhares, é um dos principais temas da nova missão confiada pelo Papa Francisco ao cardeal Matteo Zuppi.
O director do gabinete de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, confirmou que o presidente da CEI e arcebispo de Bolonha tentará “unir novos esforços para promover o reagrupamento familiar das crianças ucranianas e a troca de prisioneiros, com vista a alcançar a tão esperada paz”.
Fonte: JA