Senegal. Criado um Conselho Inter-religioso para a paz no país e na África Ocidental

Acaba de ser criado no Senegal um Conselho Inter-religioso para a Paz. Reunindo representantes do Islão, da Igreja Católica, da Igreja Protestante e das Religiões tradicionais, a sua missão é antecipar os conflitos, agir em prol da paz e da coesão social, da reconciliação e do desenvolvimento no Senegal e na África Ocidental.

O Conselho Inter-Religioso do Senegal para a Paz (CIRSP) é uma coligação de todas as principais comunidades religiosas do Senegal, empenhada em aprofundar o diálogo e a colaboração inter-religiosos. As suas actividades foram oficialmente lançadas a 8 de junho. “Durante vários anos, funcionámos num quadro informal, realizando iniciativas pontuais. Agora, este Conselho Inter-Religioso é uma estrutura formal que funciona num quadro oficial, reunindo líderes religiosos muçulmanos, cristãos e os das religiões tradicionais“, explica Dénis Ndour, fiel católico e coordenador do Conselho Inter-Religioso para a Paz no Senegal, no início de uma entrevista concedida ao Vatican News. “A inauguração oficial do CIRSP marca uma etapa importante nos nossos esforços colectivos para promover a paz, a justiça e sociedades harmoniosas no Senegal“, disse Ndour.

Os objectivos do CIRSP

Ao descrever os objectivos da CIRSP, Dénis Ndour afirmou que a organização pretende investir na promoção e consolidação da paz e da coesão social entre as religiões reveladas e as tradicionais do País. Pretende também promover a cultura da paz no Senegal e na África Ocidental. O Conselho Inter-religioso pretende ainda contribuir para o desenvolvimento através da educação e da proteção do ambiente. De acordo com o coordenador, o CIRPS já pôs em prática um projeto de horticultura comercial no Senegal, no Mali e no Burkina Faso para apoiar economicamente as populações destes países.

Acções de promoção da paz

No terreno, o Conselho está a planear várias acções no âmbito da prevenção, promoção e consolidação da paz no Senegal. “Nós não queremos ser bombeiros que vêm apenas para apagar o fogo. Para nós, é uma questão de antecipar os conflitos, defendendo a não-violência“, disse o coordenador.

A fim de contribuir para a consolidação da paz no país, o Conslho Inter-religioso para a Paz no Senegal tenciona organizar uma série de actividades, incluindo caravanas e semanas de oração pela paz.

Estão igualmente previstos encontros regulares e acções de formação em mediação para os líderes religiosos. Sublinhando que a construção da paz no Senegal é uma missão de todos, Dénis Ndour exortou os seus compatriotas a demonstrarem amor. “Todos nós somos feitos para amar e devemos cultivar este amor diariamente para a paz no nosso país“, concluiu.

O CIRPS é apoiado na sua missão pelo Conselho Africano de Líderes Religiosos, com sede em Nairobi, no Quénia, ao qual está filiado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *