A Sociedade Bíblica de Angola (SBA), em parceria com a Igreja Metodista Unida e a Associação dos Cegos e Am-blíopes de Angola (AANCA), abriram na quarta-feira, uma turma de aulas que vai alfabetizar a “custo zero”, pessoas com deficiência visual.
No projecto, a SBA financia o material (livros e máquinas) e a remuneração dos professores, a Igreja Metodista Unida cedeu o espaço e a AANCA o pessoal docente.
A sala de aulas, localizada numa das escolas da Igreja Metodista Unida situada no distrito urbano do Cazenga, Asa Branca, tem a capacidade para 12 alunos, seis em cada turno.
Ao falar no acto de lançamento, a Coordenadora de Projectos da SBA, Cláudia Pinto destacou que com o referido projecto, a Instituição pretende despertar os líderes religiosos que têm pessoas com deficiência visual nas suas igrejas de que esta franja precisa de uma atenção especial.
Prosseguindo, a Coordenadora de Projectos da SBA informou que a abertura desta turma para alfabetização em Braile surge de um projecto que teve início em 2018, e no começo da pandemia da covid-19 mostrou que deve se velar mais pelas pessoas com deficiência visual.
O presidente da AANCA, Manuel Quental destacou que as pessoas com deficiência visual apenas têm o áudio e a escrita para o acesso as palavras bíblicas, tendo rematado tal iniciativa amplia a visão desta franja da sociedade.
Aconselhou os alunos a perseverarem afim de puderem concluir com êxito a formação.
Por sua vez, o pastor da Igreja Metodista, Vladimir Agostinho destacou que o valor das pessoas com deficiência aos olhos da Igreja.
As aulas terão início oficialmente no mês de Janeiro do ano 2023.