OMS reafirma apoio no combate ao VIH

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai continuar a reforçar o apoio ao Governo angolano para a melhoria do acesso de saúde de qualidade e combate ao VIH/Sida e às doenças tropicais negligenciadas, reafirmou, em Ondjiva, no Cunene, o representante da organização no país.

Humphrey Karamangi, que está a efectuar uma visita de alguns dias à província do Cunene, informou que a OMS vai continuar a trabalhar para construir um futuro melhor e mais saudável para todas as pessoas, por meio de programas que visam a promoção da saúde e a criação de vacinas, de forma a erradicar algumas doenças, com destaque para a poliomielite, o verme-da-Guiné ou a dracunculose, que têm ceifado a vida de milhares de pessoas. A missão da delegação da OMS ao Cunene, adiantou, é reforçar as parcerias com vista ao combate à dracunculose e manter um diálogo com as autoridades tradicionais e as comunidades, de forma a reforçar a colaboração com os departamentos de Saúde da província. O representante da OMS em Angola, que manteve encontros com a directora do Gabinete da Saúde no Cunene, Georgina Nunes, e responsáveis de unidades sanitária da província, mostrou-se confiante nas estratégias desenvolvidas pelo Governo local e reiterou o apoio da organização, por meio de programas de advocacia para a erradicação das doenças tropicais negligenciadas.

O trabalho da OMS, frisou, é evidente nas vertentes de monitorização comunitária, assim como no fornecimento de filtros, tratamento de água com larvicida, educação, sensibilização e mobilização da população e no reforço da vigilância comunitária a nível da fronteira.

Actualmente, a avaliar, também, os projectos em curso na província, com vista à erradicação do verme-da-Guiné e o programa de combate e controlo do VIH/Sida, Humphrey Karamangi insistiu na necessidade de os Governos aumentarem o investimento no sector da Saúde, a fim de darem à população um serviço sanitário de qualidade.

 

Fonte: JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *