Movimento Igreja Inclusiva: acolher pessoas autistas e outras deficiências

Diocese de Nova Friburgo amplia projeto iniciado em Macaé para incluir famílias atípicas na participação ativa nas missas. Movimento surge de Ariana do Sacramento Andrade Valadão, professora e mãe de uma criança atípica e já está sendo levado a outras dioceses no Brasil.

Um movimento nascido da inquietação do coração de uma mãe que não conseguia mais participar da missa com sua família e acolhido por duas terapeutas que colocaram seus dons à disposição de Deus e abraçaram a sua missão: assim surgiu o Movimento Igreja Inclusiva. Através de muito joelho no chão, entrega e desejo de ser rede apoio e lugar de acolhida para as famílias atípicas.

A diocese de Nova Friburgo lançou o Movimento Igreja Inclusiva, para acolher famílias atípicas e promover um ambiente inclusivo e acessível durante as missas. O movimento começou na capela Santa Cruz, em Macaé (RJ), e agora se expande para outras paróquias da diocese. Em maio de 2023, o padre José Ruy Correa Junior celebrou a primeira missa com adaptações específicas para favorecer a inclusão de pessoas com deficiência na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *