Os ministros das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) recomendaram à União Africana (UA) a organização de uma Cimeira Continental sobre Inteligência Artificial (IA) para a colaboração, o intercâmbio de conhecimentos e o planeamento estratégico entre as partes interessadas no continente.
De acordo com a Angop, que cita o site da UA, os ministros aprovaram, recentemente, por unanimidade, a Estratégia Continental de Inteligência Artificial e o Pacto Digital Africano para acelerar a transformação digital de África, libertando o potencial das novas tecnologias digitais.
Ambas as iniciativas constituem a contribuição de África para o Pacto Digital Global e para a Cimeira do Futuro das Nações Unidas, em Setembro de 2024, devendo ser submetidas ao Conselho Executivo da União Africana, no próximo mês, para consideração e adopção.
A Estratégia Continental de IA e o Pacto Digital Africano estão ancorados na Estratégia de Transformação Digital da União Africana (2020-2030) e na Agenda 2063 e baseiam-se em outras políticas, estratégias e quadros digitais continentais, tais como a política de dados, dados pessoais de protecção, cibersegurança, entre outros, com base nas aspirações de desenvolvimento de África a longo prazo.
Mais de 130 ministros e especialistas africanos reuniram-se, virtualmente, de 11 a 13 de Junho de 2024, na 2ª Sessão Extraordinária do Comité Técnico Especializado em TIC para iniciar a transformação digital em todo o continente, atendendo às rápidas evoluções no sector alimentadas pela IA.
Artigos relacionados
-
Papa exorta jovens a não se contentarem em ser “estrelas por um dia” nas redes sociais
-
Por onde eu andar
-
Inspecção Geral da Saúde encerra Clínica Santa Marta
-
Anglicanos lançam alerta contra o abuso de menores
-
Ação policial deve ser considerada devido às falhas da Igreja da Inglaterra (CofE) em casos de abuso infantil, diz revisor.