Mais de mil fiéis afectos as 16 denominações religiosas, pertencentes a Igreja Evangélica de Angola (AEA), começam hoje, a participar de uma grande campanha doação de sangue, destinada a oito hospitais sedeados na província de Luanda, no sentido de ajudar a salvar vidas.
A informação foi avançada hoje, em Luanda, pelo secretario-geral da AEA, reverendo Alexandre Saul, durante uma conferência de imprensa, que visa assinalar os 50 anos de existência daquela congregação religiosa a assinar-se em dezembro.
O dirigente explicou que a campanha vai permitir aos fieis e não só doarem acima mil bolsas de sangue, inicialmente na capital, e posteriormente, em nas demais províncias, com objectivo de potenciar os hospitais, visando salvar vida de pacientes, que procuram cuidados médicos.
A coordenadora da campanha pela AEA, a médica Julcileia de Carvalho, explicou que, a campanha é uma parceria entre a Aliança Evangélica de Angola e o Instituto Nacional de Sangue do Ministério da Saúde.
Adiantou que a partir de hoje, no Centro de Conferência de Senhoras da Assembleia de Deus Pentecostal, no Ramiro, as equipas especializadas do Instituto Nacional de Sangue, vão colher o líquido, aos fieis doadores, que antes, serão submetidos a exame para provar a aptidão.
A coordenador explicou que o segundo acto central de doação massiva de sangue vai ocorrer no sábado, nas instalações do Instituto Hematológico de Luanda, Dra. Vitoria do Espírito Santo, que vai contar com a presença de alguns responsáveis do Ministério da Saúde.
A campanha vai contemplar com 100 bolsas de sangue cada, para o Instituto Nacional de Sangue, Maternidade Lucrécia Paim, Hospital Pediátrico David Bernardino, Hospital Materno Infantil Azancote de Menezes, Complexo Hospitalar de Doenças Cardiovascular, Cardeal Alexandre do Nascimento, Hospital Geral de Luanda e Hospital de Cacuaco. “Haverá uma quota adicional para o Instituto Nacional de Sangue, no sentido de potenciar aqueles hospitais que não foram contemplados neste plano de doação e distribuição de sangue” disse.
A médica informou que para além dos fieis, os cidadãos comuns com idades compreendidas entre 18 e 65 anos, podem também, participar nesta mega companha solidária de doação de sangue, no sentido de reforçar o “stock” existente do Instituto Nacional de Sangue.
A médica explicou que o sangue, é um elemento muito importante em todas as unidades sanitárias, usados de forma frequente, em socorro a pacientes com várias enfermidades como a malária, traumas resultantes dos acidentes de trânsito, trabalho de parto, pacientes com doenças de oncologia e outras patologias.
A Aliança Evangélica de Angola, foi fundada em dezembro 1974, e completa este ano 50 anos de existência.
Fonte: JA
Artigos relacionados
-
Lançada estratégia para redução da mortalidade por hemorragia
-
Defendida actualização de dados sobre VIH-SIDA
-
Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis
-
Bíblia não pode ser usada para legitimar colonização e anexação de um território, dizem bispos
-
Angola – Juventude católica celebrou a solenidade de Cristo Rei