Lunda-Sul : Direcção da Saúde regista 46 óbitos por tuberculose

A província da Lunda-Sul registou, no primeiro semestre deste ano, 46 mortes por tuberculose, em 881 casos positivos, detectados em diagnósticos da área de infecto-contagioso, informou, sábado, o director do Gabinete Provincial da Saúde.

Viegas de Almeida sublinhou que as mortes aumentaram em 12 casos, se comparado com o mesmo período do ano passado. A maioria dos óbitos, realçou, ocorreu por negligência dos pacientes, que não cumprem com a medicação prescrita.

No primeiro semestre deste ano, continuou, 60 doentes abandonaram as consultas. Na província, frisou, a crença no “poder curativo”  por meios tradicionais tem incentivado muitos pacientes ao abandono das consultas.

Preocupação

A falta de recursos para assegurar uma dieta saudável e mitigar os efeitos secundários dos medicamentos, realçou, é uma das principais causas das recaídas dos enfermos. “A falta de vontade de prosseguir com os tratamentos prescritos tem sido uma das causas de várias mortes. Infelizmente quando os pacientes regressam desesperados às unidades sanitárias já chegam num estado crítico e irreversível “, disse.

 

Fonte: JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *