Luanda promete melhoria dos serviços de Saúde

A assistência médica e medicamentosa aos habitantes do bairro Mamã Kudilé, no distrito urbano do Morro dos Veados, no município de Belas, vai registar melhorias com a reabertura, ontem, do Centro Materno-Infantil local, com capacidade para 13 camas, num acto efectuado pelo governador provincial de Luanda, Manuel Homem.

Imagem de capa da notíciaGovernador de Luanda promete melhoria dos serviços de Saúde

A infra-estrutura, que recebeu obras de reabilitação e ampliação, foi apetrechada com equipamentos modernos de diagnóstico e está apta para atender as comunidades da circunscrição, cujas preocupações ligadas a outros sectores de impacto social, levaram o governador a efectuar uma visita de três dias.
 A nova unidade sanitária, destacou o governador que cumpriu uma agenda de trabalho de três dias no município de Belas, é uma etapa de um conjunto de desafios para a melhoria das condições de vida da população do bairro Mamã Kudilé, que as autoridades se comprometem em proporcionar, sobretudo em relação à aproximação dos serviços de saúde.
 Quanto aos problemas de abastecimento de água e fornecimento de energia eléctrica, Manuel Homem garantiu que o Governo está a trabalhar para a materialização dos projectos existentes na comunidade.
 Até ao momento, referiu, já foram instalados diversos postos de transporte de energia eléctrica e em 2026, com  a entrada em funcionamento das estações de Quilonga e Bita, o abastecimento de água vai estar regularizado.
Expansão dos serviços
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial de Saúde de Luanda, Manuel Varela, explicou que o Centro Materno Infantil vai prestar serviços de vacinação, banco de urgência, pré-parto e parto, observação, medicina geral, farmácia, testagem de HIV/Sida, pediatria e tem um laboratório moderno.
As obras de reabilitação foram efectuadas no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), num investimento de 43 milhões de kwanzas e vai beneficiar aproximadamente 19 mil habitantes.
Os serviços de Saúde vão ser assegurados por 26 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório, diagnóstico e pessoal administrativo, disse. Com a retoma dos serviços do centro, sublinhou, o município de Belas passa a conta com 16 unidades sanitárias.
Fonte: JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *