O Instituto Superior Politécnico (ISP) do Cuanza-Sul tem disponível cursos de especialização em Enfermagem Materno-Infantil e de Mecanização Agrícola e Pecuária, com duração de um ano, avançou, quarta-feira, o seu responsável.
Raimundo Kwaya referiu que a abertura, na passada terça-feira, dos cursos de especialização foi possível através dos Decretos números 14/25, de 3 de Janeiro, e 321/25, de 5 de Fevereiro, financiado pela União Europeia, no quadro do Programa de Apoio ao Ensino Superior (UNI-AO).
A abertura dos novos cursos, disse, representa não só os novos desafios e oportunidades, mas também o crescimento e a evolução da instituição, que procura se destacar pela excelência no ensino superior e na formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento do país.
“Após o sucesso da implementação do curso de mestrado em Protecção de Plantas, é um privilégio para nós podermos expandir a nossa oferta académica, com essas especializações que são fundamentais para o desenvolvimento dos sectores da Saúde e Agro-Pecuária”, disse.
Actualmente, informou o responsável, 54 estudantes estão inscritos nas referidas especialidades, sendo 34 em Enfermagem Materno-Infantil e 20 em Mecanização Agrícola e Pecuária.
Financiamento
Por sua vez, o representante da União Europeia para o Programa de Apoio ao Ensino Superior (UNI-AO), Osvaldo Varela, disse que o projecto foi financiado com um valor global de 13 milhões de euros, dos quais quatro milhões estão destinados aos cursos de pós-graduação e dois milhões para as bolsas de estudo.
O programa, explicou, compreende duas componentes, em que numa primeira fase foram seleccionados, em 2021, 16 cursos de mestrado, doutoramento e especialização, sendo que na segunda etapa, em 2022, foram apoiados 29 cursos de pós-graduação de nove Universidades públicas e privadas do país.
A nível do Cuanza-Sul, disse o representante da União Europeia, estão a ser apoiadas duas instituições de ensino superior públicas com quatro cursos. “No Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) do Sumbe estão a ser ministrados os cursos de doutoramento em Ciências de Educação e o de mestrado em Educação Pré-escolar, ao passo que no Instituto Superior Politécnico do Cuanza-Sul implementamos hoje os cursos de especialização em Mecanização Agrícola e Pecuária e em Enfermagem Materno-Infantil”, explicou.
Osvaldo Varela anunciou que metade das bolsas de estudo está destinada ao curso de Mecanização Agrícola e Pecuária. Na área de Enfermagem Materno-Infantil, os apoios serão destinados, sobretudo, a mulheres, como forma de incentivo a uma maior frequência na formação superior.
Fonte: JA