O Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA) está preocupado com o nível de pobreza nas zonas rurais, disse, ontem, em Luanda, o secretário-geral da organização.
Vladimir Agostinho disse, durante a apresentação do Relatório de Avaliação Participativa de Pobreza de 2023, que é preciso apostar mais na capacidade das administrações locais, de forma a mitigar a pobreza e as desigualdades, em especial nas zonas rurais.
O relatório, explicou, é parte dos projectos criados para analisar as formas de reduzir as desigualdades e fortalecer a sociedade civil, e aponta como as principais áreas de risco os municípios de Xá-Muteba e Cuango, na Lunda-Norte, Saurimo, Cacolo (Lunda-Sul), Chipindo e Quilengues (Huíla).
A iniciativa, feita com o apoio financeiro e a ajuda de uma igreja norueguesa, é de carácter anual e serve, também, para avaliar o impacto das alterações climáticas na vida da população.
A identificação e o acompanhamento dos problemas sociais, adiantou, exigem a intervenção e a colaboração de todos. “É uma iniciativa que só vai ser efectiva caso hajam mais programas criados, especificamente, para as necessidades da população”, disse.
A avaliação participativa, acrescentou, é uma forma de apresentar os problemas e encontrar soluções junto do Executivo.
Para a deputada Teresa Neto, o relatório traz informações interessantes, por permitir ao Estado ter uma noção sobre as áreas sociais que precisam de maior intervenção. “São dados que podem ser usados na elaboração de novas políticas a favor das pessoas mais vulneráveis”, disse.
A deputada Navita Ngola avançou que a iniciativa do CICA é louvável e tem dados que vão facilitar na tomada de medidas políticas e económicas, cujos efeitos afectam mais o sector social.
Fonte: JA
Artigos relacionados
-
Estratégia de evangelização global reúne líderes religiosos no Hotel Intercontinental
-
Mais de 100 mulheres receberam tratamento do quisto da mama
-
Governo reitera apoio às igrejas no Lobito
-
Instituto Superior abre cursos de pós-graduação
-
𝐅𝐈𝐄𝐒 𝐃𝐀 𝐂𝐀𝐓𝐄𝐃𝐑𝐀𝐋 𝐃𝐄 𝐒𝐀𝐍𝐓𝐎 𝐄𝐒𝐓Ê𝐕Ã𝐎 𝐂𝐄𝐋𝐄𝐁𝐑𝐀M 𝐎𝐒 𝟒𝟓 𝐀𝐍𝐎𝐒 𝐃𝐀 𝐈𝐌𝐏𝐋𝐀𝐍𝐓𝐀ÇÃ𝐎 𝐃𝐀 𝐈𝐆𝐑𝐄𝐉𝐀 𝐀𝐍𝐆𝐋𝐈𝐂𝐀𝐍𝐀 𝐄𝐌 𝐋𝐔𝐀𝐍𝐃𝐀