Hospital Municipal de Icolo e Bengo tem novos serviços

O Hospital Municipal de Icolo e Bengo, na Vila de Catete, conta, desde ontem, com novos serviços de Raio-X, Sala de Estomatologia, Neonatologia (incubadora para recém-nascido) e um Gabinete do Utente, inaugurados pelo governador provincial de Luanda, Manuel Homem, no âmbito do Programa Governar Juntos.

O director-geral do hospital, Domingos Jacinto, explicou que se trata de uma unidade de referência por onde são transferidos os doentes das outras 28 unidades sanitárias do município com um elevado grau de complexidade.

“O hospital conta com 100 camas e prestamos serviços de urgência, com bancos de medicina, pediatria, genicologia-obstetricia e orto-traumatologia”, disse, ao Jornal de Angola, o médico cirurgião.

Além destes serviços, o Hospital Municipal do Icolo e Bengo presta, também, o trabalho de internamento nestas áreas, tem uma sala de parto, bloco operatório e laboratório que funcionam 24 horas por dia.

O Hospital de Icolo e Bengo atende, em média, 500 pacientes, revelou o director-geral do estabelecimento, que estava há 15 anos sem um aparelho de Raio-X.

Após a inauguração,o governador de Luanda ofereceu material hospitalar diverso. No bairro Ebenezer, na aldeia de Kaxicane, Manuel Homem procedeu à ligação de um Poste de Transformação de electricidade à rede pública domiciliar.

Modernização do hospital

A administradora municipal do Icolo e Bengo defendeu, ontem, no bairro Km 30, a modernização do hospital local, devido à sua localização geográfica na província.

Isabel Nicolau dos Santos falava à imprensa antes da VI Sessão Ordinária do Governo Provincial de Luanda (GPL), orientada pelo governador, Manuel Homem, no Hotel Sivam, no Icolo e Bengo.

“O nosso hospital municipal precisa de ser modernizado, devido à sua localização entre as Estradas Nacionais (EN-230 e 110)”, afirmou a administradora, destacando o facto de a unidade sanitária atender, também, os munícipes dos municípios de Cacuaco, Quiçama e Viana.

Na reunião do Governo Provincial de Luanda, foi analisada a situação sócio-económica do município, apresentados os relatórios dos grupos de trabalho, a execução do PIIM, bem como feito o balanço da arrecadação de receitas, situação da segurança pública e as actividades realizadas pela ENCIB.

 

Fonte: JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *