Mais de 400 crianças vão ser rastreadas durante a abertura hoje de uma campanha de triagem auditiva neonatal, no Hospital Municipal de Talatona, em Luanda, informou, quinta-feira, ao Jornal de Angola, a médica audiologista, Lesianne Gamonal.
A campanha, que vai decorrer nos dias 11 e 22 de Novembro, bem como 6 de Dezembro, visa identificar alterações na audição em recém-nascidos, promover o acesso a cuidados especializados para as crianças sinalizadas, bem como minimizar o impacto que a perda auditiva pode ter no desenvolvimento linguístico, social, emocional e no desempenho escolar destas crianças.
Segundo Lesianne Gamonal, a acção, promovida pelo Hospital Josina Machel e a organização não governamental Resilience Team, tem como objectivo garantir que os recém-nascidos tenham acesso ao rastreio auditivo universal, para se ter estatística geral e dos possíveis problemas auditivos, tal como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A especialista explicou que, durante a campanha, vão ser realizadas palestras informativas sobre os principais factores de desenvolvimento da criança, de modo a alertar os pais para as eventuais dificuldades que possam ocorrer ao longo do crescimento da criança.
A médica informou que a campanha é gratuita, porque faz parte do Projecto da ONG Resilience Team, que trabalha na prevenção e cuidados de crianças com perturbações de desenvolvimento associadas à audição e fala.
O teste ou a triagem auditiva neonatal, explicou, é um exame importante que permite detectar no recém-nascido problemas de audição. Após a realização deste teste, acrescentou, tem-se um diagnóstico preciso e pode já começar um tratamento das alterações auditivas de forma precoce.
Fonte: JA
Artigos relacionados
-
Lançada estratégia para redução da mortalidade por hemorragia
-
Defendida actualização de dados sobre VIH-SIDA
-
Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis
-
Bíblia não pode ser usada para legitimar colonização e anexação de um território, dizem bispos
-
Angola – Juventude católica celebrou a solenidade de Cristo Rei