A Embaixada da África do Sul em Angola doou sábado, no bairro Alto Vidrul, município de Cacuaco, em Luanda, diversos bens de primeira necessidade ao centro de acolhimento Lar de Nazaré, em alusão ao Dia Internacional Nelson Mandela, assinalado no passado dia 18 deste mês.
Os bens foram entregues pelo embaixador da África do Sul em Angola, Oupa Ephraim, como forma de apoiar as crianças desfavorecidas. No acto, o diplomata sul-africano referiu que o 18 de Julho foi instituído pelas Nações Unidas e é especialmente dedicado a Nelson Mandela, razão pela qual decidiram celebrar a data com as crianças e as comunidades mais vulneráveis.
A Embaixada sul-africana em Angola, lembrou, tem apoiado o Lar de Nazaré há mais de quatro anos, numa acção feita em parceria com algumas empresas da África do Sul. Oupa Ephraim anunciou que a Embaixada e os parceiros vão ajudar a reabilitar o dormitório das crianças do lar, que está num avançado estado de degradação.
De acordo com a fundadora do Lar, Generosa Kanguia, muitos pais e encarregados de educação têm abandonado os filhos, deixando-os sob a responsabilidade do centro. “O lar não tem uma fonte de sustentabilidade, depende totalmente de doações”, contou.
A missionária da Santíssima Trindade da Igreja Católica referiu, ainda, que têm recebido apoios de outras instituições, assim como de particulares. A primeira necessidade do centro, realçou, é a falta de alimentação, à qual se junta a inexistência de um centro médico.
O lar, destacou, conseguiu reintegrar na sociedade, desde o ano 2000, 200 meninas, algumas das quais terminaram o ensino médio e outras conseguiram fazer a licenciatura.
A presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Angola – África do Sul, Paula Xavier, referiu que tem procurado trabalhar com algumas empresas, de forma a incentivar, dentro dos projectos sociais destas, a entrega de mais doações aos lares com pessoas vulneráveis.
Fonte: JA