Cidadãos com albinismo beneficiam de consultas

Os cidadãos com albinismo, residentes nas províncias de Luanda, Bengo, Benguela Huíla, Huambo e Malanje, beneficiam, a partir de amanhã, de consultas gratuitas para o rastreio de cancro da pele, informou, ontem, o médico dermatologista Juliano Isaías.

A campanha, explicou, está a ser promovida pela comissão instaladora da Sociedade Angolana de Dermatologia e é parte das celebrações do 13 de Junho, Dia da Consciencialização sobre o Albinismo.

O médico explicou que em Luanda a campanha de rastreio do cancro da pele vai ser feita nos hospitais Josina Machel, Cajueiros, Municipal de Viana, Geral de Viana, Capalanga e Cacuaco, assim como nos centros de saúde da Terra Nova e da Samba.

O objectivo, realçou, é identificar o cancro da pele como tal, bem como lesões pré-cancerígenas e, também, informar as pessoas portadoras de albinismo sobre os cuidados a ter com a pele e os perigos de se exporem aos raios solares sem a devida protecção.

Durante as consultas, continuou, os pacientes vão ser assistidos de forma multidisciplinar, para se rastrear outras doenças associadas. As patologias mais leves, esclareceu, vão ser tratadas na campanha. “Porém, os casos comprovados de cancro da pele, em função do estádio, serão encaminhados para o seguimento intra-hospitalar no Instituto Angolano de Luta contra o Câncer (IACC) afim de serem devidamente tratados”, referiu.

 

Fonte: JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *