Assembleia dos Bispos sobre a reparação das vítimas de abusos sexuais na Espanha

 

Durante a primeira reunião da nova comissão permanente da Conferência Episcopal Espanhola, além da questão da reparação das vítimas de abusos sexuais na Igreja, foi abordada a reforma dos seminários e a preparação de dois grandes eventos em 2025: as Vocações Nacionais Congresso e o Jubileu.

Foi elaborado o “Plano Integral de Reparação de Vítimas de Abuso Sexual de Menores e Pessoas  equiparadas em direitos” (PRIVA), com diversas contribuições incorporadas ao texto. Durante a próxima assembleia plenária extraordinária da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), convocada para terça-feira, 9 de julho, os bispos poderão ler o texto final e, se necessário, votar pela sua aprovação.

O anúncio foi feito pelo secretário-geral da CEE, dom Francisco César García Magán, durante uma coletiva de imprensa realizada no dia 4 de julho, no final dos trabalhos da Comissão Permanente que se reuniu nos dias 2 e 3 de julho na sede do episcopado em Madrid. Segundo a nota publicada no site da Conferência Episcopal Espanhola, trata-se da primeira reunião da Comissão Permanente após a renovação dos cargos durante a Assembleia Plenária de março.

O secretário geral da Conferência Espanhola de Religiosos (CONFER), irmão Jesús Miguel Zamora, participou do estudo e aprovação da PRIVA, juntamente com os bispos da Comissão Permanente.

O plano de reparação

O PRIVA – informa a Conferência Episcopal Espanhola – foi elaborado pela Assessoria dos Escritórios para a Proteção dos Menores, e incorporou as observações dos bispos durante os seus vários encontros, mas também as ideias contidas na Carta ao Povo de Deus “Enviados a acolher, curar e reconstruir” (durante a Plenária de novembro de 2023), as indicações do Conselho Episcopal para Assuntos Jurídicos, do Órgão de Conformidade da Conferência Episcopal e da Conferência Espanhola de Religiosos. O Plano visa a reparação integral das vítimas de abusos sexuais no âmbito da Igreja, principalmente nos casos em que o autor do crime morreu, ou quando o caso prescreveu, a fim de oferecer uma reparação adequada que atenda à demanda que cada caso particular requer.

1700 anos desde o Concílio de Niceia

Na reunião do Conselho Permanente da CEE, foi proposta a elaboração de uma Declaração por ocasião do 1700º aniversário do Concílio de Niceia, como um convite à renovação da fé de Niceia. Tal Declaração, escrita pelo presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, dom Francisco Conesa, seria feita no âmbito de uma celebração ecumênica baseada no Credo, coordenada com a Subcomissão Episcopal para as Relações Interconfessionais e o Diálogo Inter-religioso.

Ainda no que diz respeito à Doutrina da Fé, foi estudado o documento recentemente publicado pelo Dicastério da Cúria Romana intitulado “Normas  para proceder no discernimento de presumidos fenômenos sobrenaturais”. Os bispos espanhóis não só refletiram sobre o processo de discernimento dos fenômenos sobrenaturais e aparições, mas também sobre como determinar qual seria o órgão competente da CEE para se manifestar em tais casos.

Congresso Nacional de Vocações e Jubileu

O secretário técnico da Comissão da Conferência Episcopal Espanhola para o Jubileu 2025, Francisco Romero, apresentou os objetivos e atividades em nível diocesano em vista do Jubileu 2025. Por sua vez, o presidente da CEE, dom Luis Argüello, como responsável pelo Serviço de Pastoral Vocacional, apresentou um relatório sobre a preparação do Congresso Nacional de Vocações, que se realizará em Madrid de 7 a 9 de fevereiro de 2025, sob o tema “Para quem sou? Assembleia dos chamados à missão”.

Fonte: Vatican News

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *