Nascido na, cidade do Huambo, no seio de uma família cristã, veio ao mundo, no dia 09 de Janeiro de 1988. Foi baptizado com o nome de Guerra Israel Matias. Filho de pastor da Igreja Cheia da Palavra de Deus, o menino recebeu os primeiros ensinamento sobre Deus, em casa, de tal forma que ainda criança, já sabia agradecer a Deus pelo alimento antes de o tomar.
Em 1992, a família mudou-se para a província de Luanda. Aos seis anos, integrou um quarto criado para cantar no dia da criança, que a igreja comemora todos os anos em Dezembro, cantou na voz contralto. Este foi o “tiro da largada” de uma caminhada que veio a revelar um talento incomum, do humilde menino do planalto central.
Aos 12 anos tornou-se dirigente provincial dos jovens da igreja e o seu compromisso com a música ganhava mais notoriedade. Foi quando conheceu o professor Talinho que foi o seu grande mentor. Em 2002, teve as suas primeiras aulas de canto e em 2005 ingressou no Instituto Médio de Artes, (DINFA – Direcção Nacional de Formação Artística), onde fez 5 anos de formação de música, na especialidade de canto lírico.
Na academia conheceu os colegas Esaú Fortunato, Ralf Rafael, Emanuel Mendes, Paulo Vunge, Bruno Neto e Amoroso Lunfuma. Com eles, fundou grupo Bantu Voices, grupo de canto lírico, que representava a escola em actividades culturais internas e externas. O grupo ficou conhecido pela sua actuação em eventos governamentais.
Em 2006, Guerra Israel, participou num concurso musical, realizado pela livraria da Irmãs Paulinas e conquistou o 2º lugar, perdendo para o Coro Central da Igreja Metodista de Luanda. Um ano depois, venceu o Festival da Canção realizado pela LAC.
Em 2008, cegou as finais do concurso Estrelas ao Palco, interpretando com Esaú Fortunato, o tema crucifixo dos Irmãos Kafala. No ano seguinte, foi convidado para ser professor assistente de canto do mesmo concurso. Depois a LAC, alargou o concurso para a província do Huambo, Guerra foi o escolhido para ser o professor principal do concurso (2011).
Desde então, tem viajado por várias províncias para formar professores de educação musical. Desenvolveu actividades de carácter social, com destaque para o projecto Cante Comigo para Deus, que formou artistas e corais de várias igreja, nas províncias do Huambo, Bié, Benguela, Bengo e Luanda.
No mercado musical, ensinou técnicas de canto e trabalhou com vários artistas entre seculares e gospel. Keny Bas, Elizeth Vasco, Kueno Ayonda, Emanuel Pascoal, Faustina Katila, Six Voice, Harmonia Gospel.
Actualmente está a trabalhar com as Irmãs Chiyakas, com o coro Celestial, Zila Kalei, Laurinda Pirica. Em breve trabalhará com o músico Miguel Buila.
É fundador da Banda musical, Deus no Suporte. Com ela tem actuado em vários eventos como casamentos, aniversário, concertos. Carlos Kalandula – pianista, Gilson – baterista, Francisco – guitarra solo e Francisco do Base – guitarra baixo, são os seus integrantes.
Hoje, a congregar na Igreja Comunidade Cristã, onde contribui com o dom que recebeu de Deus, Guerra Israel Matias, empresta também o seu saber a Rádio Gospel Angola, onde é funcionário.
Para breve, deseja realizar um grande concerto gospel e gravar o seu primeiro CD a solo. Construir uma Academia de música, para melhor potencial os músicos angolanos, é o grande sonho deste levita servo de Deus.
Artigos relacionados
-
Ministra de Estado abre fórum de jovens sobre inovação e empreendedorismo
-
Pastor Sadrak Manuel Lufuankenda Expressa Gratidão a Deus e aos Irmãos em Cristo por Ato Inédito de Solidariedade
-
Nutricionista aconselha cidadãos a terem mais hábitos saudáveis
-
Victor António defende uso de pano na cabeça como símbolo de homenagem à cultura africana e à sua mãe
-
Especialistas recomendam a sociedade a manter a prática de hábitos saudáveis