A Igreja Católica está a realizar, desde quarta-feira, em Benguela, uma jornada de evangelização para incentivar, a partir da família, a promoção dos valores morais e cívicos entre os adolescentes e jovens.
O bispo auxiliar de Benguela, Dom Estêvão Binga, disse, durante a abertura das actividades, que decorrem até o fim deste mês, que as famílias desempenham um papel fundamental na mudança de comportamento das novas gerações.
“Tendo uma família estável, a acção de solidariedade para com os mais vulneráveis se torna cada vez mais eficaz e pontual, inclusive na estabilidade social junto das comunidades”, realçou.
O bispo aconselhou, também, as famílias a trabalharem de forma unida e forte nas comunidades.
Para o prelado católico, o processo de educação cristã deve ser tida em conta, porque constitui um valor acrescido na moralização da sociedade.
De igual modo, disse, o direcionamento das novas gerações, sobretudo, no domínio académico, técnico e profissional é um pilar fundamental para que todos saibam contribuir para a acção de solidariedade a favor dos mais carenciados.
Dom Estêvão Binga disse que o processo de educação deve ser levado como um exercício permanente, de modo a garantir o amadurecimento intelectual das novas gerações.
Na base dos valores morais devidamente cimentados na consciência de cada cidadão, frisou, todos acabam por se solidarizar com as necessidades do próximo, aliviando o sofrimento dos mais vulneráveis.
A jornada decorre até ao fim deste mês e reserva encontros separados entre diversos organismos da Igreja, quer sejam juvenis, infantis ou adultos, com a moderação dos responsáveis de cada paróquia, afectos à Diocese de Benguela.
Fonte: JA