Iniciou ontem (20.06), em Luanda, a 3ª Conferência Nacional da Sociedade Média Joyce da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), subordinada ao lema “As famílias diante das tempestades e a necessidade de um Salvador”.
O evento que encerra no domingo, decorre na congregação da Sapú, no pastorado do Bungo, conta com a participação de delegados das 18 províncias de Angola. Para sábado(22.06), estão agendadas três palestras: “o valor do dízimo na vida das pessoas”, a ser facilitado pelo Reverendo Azevedo Bango, “Desagregação e desestruturação familiar”, pela Reverenda Teresa Gerente Eurico e “O valor da educação cristã na vida das famílias”, pelo Reverendo Pedro de Andrade.
Nesta sexta feira (21.06), os delegados abordaram “As políticas públicas de empoderamento socioeconómico das famílias” – tema facilitado pelo sociólogo Heitor Simões, “A influência das autarquias locais na vida das famílias cristãs” – pelo director-geral da ADRA, Belarmino Jelembi e “Principais tipos de cancros” por Victorino Sanguvila.
A margem da conferência, o director geral da referida sociedade, disse ao portal Arautos da Fé que a conferência acontece num contexto em que as famílias angolanas vivem “situações difíceis” do ponto de vista espiritual, económico e social, pelo que, procura soluções que “venham mitigar as inúmeras dificuldades que as famílias da IECA” de uma forma particular vivem.
Delfino Cassanje “Nando”, revelou que a sua direcção tem recebido relatos de desintegração de famílias, por conta de infidelidade, vícios como alcoolismo, falta de emprego.
Com a crise que Angola atravessa, referiu, “muitos pais e muitas mães” perderam os seus empregos o que provocou a separação das suas famílias.
O director, explicou que a par do aconselhamento familiar feito por pastores da IECA, a sua agremiação também
desenvolve vários programas para ajudar as famílias.
Informou que só este ano, a Sociedade já realizou actividades nas províncias do Namibe e Bengo e nos próximos tempos, irá à visitar outras como Malange, Moxico, as duas Lundas e Uíge, a fim de levar estudos bíblicos e palestras sobre diversos temas que dizem respeito a família.
“Os nossos temas sempre visam alcançar as famílias porque entendemos que Deus concretiza os seus planos por meio das famílias.”