O Cine Atlântico em Luanda, acolhe, no próximo domingo, 28 de Outubro, a 12ª edição do Festival uma canção para Cristo.
Organizado pela produtora Troika, o festival visa “promover novos talentos na música gospel”, fez saber Nelson Segundo, durante uma entrevista que concedeu ao portal Arautos da Fé, a margem da cerimónia de apresentação dos concorrentes, realizada no PraiseArt, no último domingo.
12 concorrentes, entre grupos e solos, foram apurados e disputaram no domingo, o primeiro lugar.
“Tivemos um casting no dia 28 de Agosto, onde apuramos, dentre 65, 12 candidatos para serem finalistas do Festival uma canção para Cristo. Disse o coordenador.
Os concorrentes vêm de várias denominações como Assembleia de Deus Pentecostal, Medotista, Adventista, Baptista e têm idades compreendidas entre 12 e 28 anos.
“Tivemos um tocoista, como fez plágio de uma música, infelizmente teve de ser desclassificado.” Explicou.
Nelson Cussau, Kendra Lopes, Vanuza Pinto, Mauricio Gikila, Bernardo de Sousa, Eunice Pedro, Tiago Francisco, Antonieta de Sousa, Grupo Som da Trindade, VBP, Coral dos Adolescentes da IMU Bethel.
Outro objectivo do festival, segundo Nelson, é dar espaço a criatividade, por isso, no dia do festival, os candidatos vão apresentar músicas inéditas e de sua autoria.
Quanto aos prémios, Nelson Segundo, informou que o primeiro classificado vai ter direito, além de um certificado, a um curso de música, um valor monetário, um instrumento musical e a gravação da música que apresentar no festival. Já os segundo e o terceiro, a valores monetários, instrumento musical e certificado de reconhecimento.
Uma particularidade desta edição, é a componente social que trás. “Especialmente este ano, estamos a abrir uma excepção, vamos fazer uma acção social com este Festival um canção para Cristo.”
A organização, vai apoiar com bens e na requalificação de um centro em Viana, que tem as suas estruturas degradadas.
Sobre o festival
O Festival uma canção para Cristo, começou no ano 2000. De lá pra cá, 11 edições foram realizadas. “Tivemos alguns anos de pausa. A 11* edição, aconteceu em 2016. Temos a fé de que no próximo ano voltaremos a realizar o Festival uma canção para Cristo.”
Esta edição é realizada sob a chancela da produtora Troika, fundada em 2014 por Nelson Segundo e constituída por jovens da Igreja Metodistas Unida Central de Luanda.
A produtora, segundo o seu Director, tem abraçado, além da música, causas sociais.
“É a nossa primeira vez a realizar um evento de género, que é o festival para novos talentos. Normalmente, realizam-se festivais para cantores já conhecidos. Nós vimos a necessidade de mudar a trajectória da música gospel porque há um monopólio, são sempre as mesmos cantores em todas as actividades.”