Está em fuga o jovem José Martins, de 35 anos, acusado de furtar mais de cinco milhões de kwanzas que pertencem à Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA), localizada no bairro Golfe 1, no município do Kilamba Kiaxi. O crime ocorreu por volta das 21h00 de domingo, 11, mas os responsáveis da Igreja só se aperceberam do furto na tarde de segunda-feira.
De acordo com uma fonte do Serviço de Investigação Criminal de Luanda (SIC), que falou sob anonimato ao Novo Jornal, para além dos cinco milhões de kwanzas, José Martins furtou ainda mais 5.485 mil dólares e 50 euros.
“Ele é o principal suspeito porque desde aquele dia nunca mais apareceu no local do serviço e a empresa de segurança onde ele presta serviço também não sabe do seu paradeiro nem os seus familiares. Mas nós estamos a trabalhar para saber da sua localização e também da proveniência do valores”, disse.
Ainda segundo a fonte do SIC, no dia em que os investigadores chegaram ao local, encontraram os equipamentos que José Martins utiliza no dia-a-dia no local de serviço, como a farda, a arma e o porrete.
O Novo Jornal ouviu alguns membros da IEBA, que afirmaram que os valores furtados eram provenientes da contribuição de todas as paróquias e destinavam-se ao Seminário Teológico Baptista (STB), uma instituição vocacionada para a formação de pastores.
Fonte: Novo Jornal