A Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (Os Tocoistas) foi reconhecida pelo Executivo angolano, segundo o Diário da Republica nº 156, I Série de 16 de Novembro de 2015, dado a conhecer aos fiéis no último domingo, durante um culto realizado na sede da Congregação, em Luanda.
Refere o Diário da República que “é reconhecida a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (Os Tocoistas), relembrada em 25 de Julho de 1949, por Sua Santidade o Profeta Simão Gonçalves Toco, com Sede Social Administrativa e Eclesiástica Universal em Luanda-Angola, África Ocidental, Sede Espiritual Universal em Sadi Zulumongo Ntaya Maquela do Zombo, a Cidade Santa do Grande Rei”.
Com o actual reconhecimento anula o anterior Decreto Executivo nº 14/92 de 10 de Abril, que legalizou três facções com a mesma denominação, nomeadamente: Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo – Os Tocoistas (12 Mais Velhos), Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo – Os Tocoistas (Anciãos Conselheiros da Direcção Central) e Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo – Os Tocoistas (18 Classes e 16 Tribos).
Em declarações à imprensa, o líder espiritual daquela congregação religiosa, o Bispo dom Afonso Nunes, disse que “o governo angolano limpou-se do erro cometido em 1992 ao reconhecer a Igreja em tripartido”.
O prelado apelou aos fiéis para pautarem a um discurso de paz, amor e perdão incondicional, porquanto a essa vitória só pertence à Cristo, dono das suas ovelhas.
A Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, está implantada em todo o país, com representações em alguns países africanos, da Europa, América Latina e Ásia.
Angop