O líder da igreja Assembleia de Deus Pentecostal (ADP), Francisco, Domingos Sebastião defendeu, terça-feira, em Menongue, no Cuando Cubango, a implementação de fazendas comunitárias agro-pecuárias em todo o país, para garantir a autossuficiência alimentar das famílias e reduzir a fome e a pobreza.
Francisco Domingos Sebastião falava no encerramento da V Conferência de Crescimento da ADP, decorrida sob o lema “Unidos crescemos para Cristo”, tendo afirmado que a criação das fazendas comunitárias será uma mais-valia porque vai permitir uma produção em grande escala.
“Esta é uma estratégia fundamental ao actual momento económico que o país vive, decorrente, sobretudo, do impacto da inflação”, disse.
O reverendo realçou que a criação de fazendas comunitárias vai facilitar, igualmente, a atribuição de créditos bancários, através dos bancos comerciais e das instituições do Estado, às famílias camponesas devidamente organizadas em cooperativas.
Francisco Domingos Sebastião explicou que a visita ao Cuando Cubango, à semelhança do que efectuou em outras províncias, têm servido para aconselhar os fiéis e as comunidades em geral, a trabalharem na criação de cooperativas agrícolas para a maximização da produção agropecuária, com vista à melhoria das condições sociais.
O religioso manifestou, ainda, o interesse da Igreja em continuar a colaborar com o Executivo angolano, para a redução da fome no seio das comunidades, com a implementação de vários projectos sociais ligados, sobretudo, à Educação, Saúde, Agricultura, entre outros.
Por sua vez, a vice-governadora do Cuando Cubango para o sector Político, Social e Económico, Helena Chimena, reconheceu o papel da Igreja no processo de reconstrução do país, na promoção da Educação, Saúde, Assistência Social, defesa dos Direitos Humanos e Justiça Social, assim como na mediação de conflitos.
“Desde o período colonial, a Igreja esteve sempre ao lado do Governo, onde desempenhou um papel significativo, promovendo o bem-estar social e espiritual às populações, participando activamente na negociação para a conquista da Independência e dos vários acordos de paz”, recordou a governante.
Fonte: JA
Artigos relacionados
-
Ação policial deve ser considerada devido às falhas da Igreja da Inglaterra (CofE) em casos de abuso infantil, diz revisor.
-
A Igreja como coluna e baluarte da verdade
-
Fiéis preocupados com vandalização de bens públicos
-
Entenda a doença, cuidados e a situação actual
-
Luanda promove Campanh de arborização e limpeza