A Convenção Baptista de Angola (CBA) realiza, hoje, em Luanda, uma Conferência Internacional de Missões, para analisar o impacto do movimento missionário em Angola nas últimas décadas.
O encontro, que junta membros de igrejas filiadas à Convenção Baptista de Angola, vai contar com representantes das congéneres de Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal, Brasil e Estados Unidos da América.
A Conferência, que decorre no Centro de Convenções de Talatona, tem como objectivos relembrar e homenagear os missionários que trabalharam com a CBA, desde a sua fundação, em 1940, avaliar a possibilidade de criação de um Fundo de Missões e redesenhar uma estratégia para o relançamento do trabalho missionário.
Analisar e decidir sobre um conceito sustentável de formação e profissionalização de missionários, inventariar as capacidades locais e promover mecanismos para o estabelecimento de uma cooperação com sociedades missionárias são outros pontos a serem analisados pelos conferencistas.
A Convenção Baptista de Angola foi fundada em 1940, no Huambo, por iniciativa de missionários portugueses. Desde então, contou com a cooperação de missionários britânicos, canadianos, americanos, dinamarqueses e brasileiros para a sua expansão no país. Actualmente, está representada nas 18 províncias.
Fonte: JA