É uma honra ter tido a oportunidade de ler em primeira mão o livro “A Fé Além do Impossível” de LUÍS SAMACUMBI. A palavra “impossível”, já em si mete medo. Faz-me lembrar o mito de Sisifo , o existencialista condenado a levantar (sem sucesso) uma grande rocha. Fé, palavra pequena de duas letras do alfabeto, aparece na Bíblia como o impossível que se torna possível e visível pela extraordinária graça do amor de Deus.
Fé é aceitar como verdade a existência de quem nos criou. Fé é dispor-se a ir lá onde Deus nos manda, como aconteceu com Abraão e seus descendentes. O Deus de Abraão, Isaac e Jacob, que também é nosso Deus, revela-se de muitas maneiras, chama os escolhidos para certas missões e prepara-os para fazerem com que o impossível, a vista de muitos, se torne possivel como encontramos em muitas passagens da Bíblia.
Como todos nós sabemos, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é ela, que dá prova de que as coisas invisíveis precisam de um segundo olhar para que o povo veja, creia e sem coersão convide outros a cantar: “olhai, irmãos olhai, olhai, só para Jesus. Ele salva o pecador, aleluia, salva-o até por meio de um olhar”. Sim a fé em Deus, Filho e Espirito Santo faz com que o que é impossível para os ateus, seja possível, visível e credível para os cristãos.
O Deus de Abraão é também o nosso Deus. Revela-se de muitas maneiras e chama os escolhidos para exercerem certas funções. É o que LUÍS SAMACUMBI enquanto escritor faz de sorte que a despeito das dificuldades que encontramos na vida, a nossa fé não cesse de aumentar.
Rev. Dr. José Belo Chipenda