Na ilha de Santiago, o Largo da Igreja Matriz da Paróquia de Santo Amaro Abade, foi pequeno para receber os fiéis que ali se deslocaram de todos os cantos da ilha para a grande celebração, que contou com um grande número de padres, familiares, amigos e pessoas que chegaram da diáspora e outros que estiveram ligados à formação destes dois jovens.
Daniel Jorge Furtado dos Reis foi ordenado Diácono Transitório e Ivandro Monteiro da Moura foi ordenado presbítero pelas mãos do Cardeal, Dom Arlindo Furtado, Bispo de Santiago.
No mesmo dia, mas desta feita, na ilha de São Vicente, o Frei Wiliam Monteiro recebeu o Sacramento da Ordem pelas mãos do Bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes.
A celebração decorreu no Pavilhão Desportivo da Escola Salesiana de Artes e Ofícios.
Numa primeira reação à Rádio Nova de Maria, o neo-sacerdote disse que o sentimento é de gratidão e de alegria.
Frei William é o primeiro capuchinho natural da ilha de São Vicente a aceder à ordenação sacerdotal.
No dia 14, foi a vez do Frei João Michael Sousa Moreira de ser ordenado sacerdote na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. A celebração aconteceu no Campo Relvado de Calabaceira, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Praia, ilha de Santiago.
Frei João Michael responde ao chamado do Senhor para servir o Seu povo com dedicação, inspirado pelas palavras de Jesus, “Eu estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27), lema deste sacerdote.
No dia 21 a paróquia de São Lourenço, na ilha do Fogo, recebe mais uma ordenação. Trata-se de Frei Celso Monteiro, filho daquela ilha que o viu nascer e crescer.
No mesmo dia, o Diácono transitório, Ricardo Monteiro, diocesano, dirá também ele o seu SIM a Deus e à Igreja, numa celebração pelas 10.30 na paróquia de Nossa Senhora do Livramento, na cidade de Ponta de Sol, na ilha de Santo Antão.
O diácono Ricardo fez o seu retiro espiritual no Seminário de São José, na cidade da Praia, juntamente com os dois ordenados da Diocese de Santiago, no passado dia 7 de julho.
A Igreja em Cabo Verde está em festa grande e em acção de graças reforçada ainda pelos Jubileus Sacerdotais (25 anos) dos padres Matias Silva e João Baptista Frederico com celebração eucaristica no passado dia 4 deste mês, na paróquia de São Nicolau Tolentino na ilha de Santiago. Bodas de ouro sacerdotal também do Frei António Fidalgo de Barros, marcado para setembro próximo.
Fonte: Vatican News
Artigos relacionados
-
Papa exorta jovens a não se contentarem em ser “estrelas por um dia” nas redes sociais
-
Ação policial deve ser considerada devido às falhas da Igreja da Inglaterra (CofE) em casos de abuso infantil, diz revisor.
-
Uma fatalidade e vários funcionários da JOCUM feridos em acidente de ônibus na Nigéria
-
Portugal. Abusos: bispos alargam prazo para pedido de compensação
-
Bielorrússia: sacerdote católico vai a julgamento por traição