Feira do aluno inventor junta 70 expositores

Um total de 70 expositores, representantes de 23 escolas da província de Cabinda, apresentaram, terça-feira, na Feira do Aluno Inventor, Criador e Empreendedor, no campo do Instituto Superior Politécnico da Universidade 11 de Novembro, vários projectos criados para facilitar o processamento de alimentos agrícolas.

Durante a exposição, os alunos apresentaram equipamentos para a transformação de produtos agrícolas como a mandioca, milho, café e soja, chamando atenção dos visitantes e empresários que visitaram a feira.

Um dos destaques apresentados foi o projecto de alarme anti-roubo para residências, assim como uma máquina para irrigação automática dos campos agrícolas.

A governadora de Cabinda, Mara Quiosa, disse estar satisfeita pelo nível de criatividade demonstrado pelos expositores, frisando que os equipamentos expostos podem mudar a vida de muitos cidadãos.

“Os equipamentos apresentados despertaram a atenção dos empresários provinciais, tanto que se demonstraram disponíveis no sentido de ajudarem a desenvolver as iniciativas dos estudantes, criando mecanismos de multiplicação da produção para torná-la mais comercial”, disse.

No entanto, continuou, é preciso acompanhar a evolução dos projectos para que, no final, possam servir às comunidades. Aos investidores, aconselhou a registar as invenções, de forma a acautelar as situações de plágio.

A secretária provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Graça Morais, apelou aos alunos  que mantenham o foco e determinação em tudo o que sabem e podem fazer em prol do desenvolvimento da província de Cabinda, em particular, e do país em geral.

Organizada pela secretaria provincial da Educação, Ciência e Tecnologia de Cabinda, a feira teve como objectivo promover os conhecimentos práticos, entre alunos do segundo ciclo do ensino secundário e institutos médios, para que no futuro possam contribuir activamente para o desenvolvimento sustentado da província.

A Feira do Aluno Inventor, Criador e Empreendedor contou com a presença dos distintos membros do Governo da Província de Cabinda, órgãos de defesa e segurança, professores e estudantes.

 

Fonte: JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *