Trezentos e 40 técnicos estão a ser formados e capacitados nos cursos pós-médio de Enfermagem, uma iniciativa do Ministério da Saúde, informou, domingo, o secretário-geral do Sindicato Nacional dos Enfermeiros de Angola.
Cruz Matete disse que a formação é assente nas especialidades de Anestesia e Reanimação, Puericultura e Pediatria, Cuidados Intensivos, Instrumentalização Cirúrgica, Parteira e Enfermagem Médico-cirúrgico.
De acordo com o sindicalista, o curso de especialização pós-médio é uma formação especializada e institucionalizada para a capacitação dos profissionais de enfermagem, de nível médio, em todo o território nacional.
O objectivo, avançou, é muni-los de competências e atribuir maior qualidade para um atendimento adequado à população. A formação, explicou, é dirigida, especialmente, aos técnicos com idades entre os 20 e os 50 anos.
A capacitação dos técnicos, referiu, é uma formação massiva que abrange todas as categorias de carreiras especiais do sector da Saúde, tendo em conta a meta do Ministério da Saúde de, até 2027, formar 38 mil profissionais do sector.
A formação, esclareceu, começou em Janeiro deste ano e já está na quarta fase. A acção formativa se estende por um período de um ano e oito meses.
Os cursos de especialização pós-médio em Enfermagem estão a ser ministrados nos Hospitais Josina Machel, Prenda, Geral de Luanda, Cajueiros, Geral de Viana, Materno Infantil Azancot de Menezes, Maternidade Lucrécia Paím e Especializado Augusto Ngangula.
Fonte: JA