O Ministério da Saúde e a multinacional de tecnologia médica, Microport rubricaram, este fim-de-semana, um acordo para aquisição de robôs que será implementada progressivamente em hospitais de nível terciário no país.
O acordo foi assinado à margem da reunião anual de Cirurgia Robótica que decorreu, de 20 à 23 deste mês, em Orlando, na Florida, Estados Unidos da América.
O contrato prevê, para além da compra de Robôs, manutenção dos equipamentos, formação de equipas médicas de enfermagem, engenheiros electromédicos e outros técnicos, que serão implementados em infra-estruturas preparadas para acomodar alta complexidade.
Segundo informações divulgada pelo Ministério da Saúde, no Facebook, com a implementação da cirurgia robótica, Angola vai, seguramente, melhorar a assistência cirúrgica em várias especialidades com realce na Oncologia.
A delegação angolana liderada pela ministra Sílvia Lutucuta participou de forma activa, como painelista na sessão de formação em que partilhou a experiência do processo formativo especializado em Angola, para além de terem assistido várias sessões temáticas.
Fonte: JA
Artigos relacionados
-
Mais de 100 mulheres receberam tratamento do quisto da mama
-
Kilamba reforça plano de resposta com mais medidas de prevenção
-
Hospital Militar Principal Instituto Superior realiza primeira cirurgia complexa
-
Médicos pedem maior atenção à população
-
OMS concerta medidas com Executivo para travarem surto da cólera