O Instituto Nacional da Criança (INAC) está a ultimar os preparativos para a recepção de 34 deputados infantis, eleitos nas 18 províncias do país, que no próximo dia 28 deste mês vão participar na primeira edição do Parlamento Infantil.
De acordo com o director-geral do INAC, Paulo Kalesi, as províncias já realizaram as sessões de votação para eleger os representantes, sob o olhar atento dos funcionários dos respectivos núcleos parlamentares provinciais. “Na véspera do dia 28 deste mês, os deputados vão à votação, no complexo residencial do Futungo II, em Luanda, do presidente da assembleia nacional, assim como de um vice-presidente, secretário-geral e um porta-voz”, explicou.
Entre outras questões, os deputados infantis vão abordar temas políticos ligados à defesa dos direitos das crianças, face aos 11 compromissos, assim como a situação dos menores a morar na rua e o aumento dos casos de exploração infantil.
Luanda, referiu, é a única província que participa com quatro deputados, por conta da densidade demográfica. O Parlamento Infantil, salientou, é um exercício importante na vida das crianças. “Elas vão tomar contacto com os meandros da actividade parlamentar, que apenas assistem pela televisão”, disse.
A actividade vai contar com a participação de deputados à Assembleia Nacional com assento parlamentar, representantes do UNICEF, membros do Executivo e ex-deputados infantis.
Balanço
O director do INAC explicou ainda que as jornadas do mês da criança encerram no dia 30 deste mês. No acto de encerramento, acrescentou, vai ser feito um balanço dos primeiros três anos de funcionamento da linha de denúncias SOS – Criança, bem como os sucessos e constrangimentos em relação ao combate à violência doméstica.
Fonte: JA