A organização norte-americana “Bethel Global Reach, Going/Doing”, pertencente à Igreja Bethel, realiza, a partir de hoje, em Luanda, na zona da Estalagem, município de Viana, uma feira de saúde comunitária, em parceria com a Direcção Nacional de Saúde Pública.
A equipa médica da organização norte-americana foi recebida, ontem, pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que agradeceu o gesto da instituição. Visitas do género, adiantou, ajudam a fortalecer o sistema de saúde do país.
As vindas frequentes de organizações ligadas às unidades sanitárias de renome internacional, explicou, é um sinal de que Angola está a apostar na diplomacia em saúde. Angola, disse, sempre teve relações muito próximas com as igrejas e a Bethel não foge à regra, porque além da parte religiosa, está virada também para a área assistencial em relação à promoção e à prevenção dos cuidados primários de Saúde. A feira comunitária, informou, tem a duração de três dias e decorre das 9 às 16 horas. Durante a actividade vão ser feitas consultas gratuitas de pediatria, ginecologia, pré-natal, oftalmologia, saúde mental e estomatologia, nutrição, puericultura, assim como testes de HIV/Sida.
Por ser uma feira, realizada em parceria com a Direcção Nacional de Saúde Pública, adiantou, o Ministério vai disponibilizar 246 profissionais do sector, dos quais 54 médicos, 129 enfermeiros, 15 técnicos de laboratório, 10 farmacêuticos, seis psicólogos e 32 técnicos de apoio.
O chefe da delegação médica da organização norte-americana, Walter August Júnior, agradeceu a recepção e realçou que Angola merece toda a atenção da Igreja Bethel. Nos últimos oito anos, avançou, a organização tem estado a trabalhar directamente com Angola no fornecimento de medicamentos.
Fonte: JA