A Pastoral da Esperança e Saúde da Vigararia Santiago Norte se une ao Governo de Cabo Verde e outras entidades para promover debates e reflexões em torno da Saúde Mental.
Em declarações à Imprensa, o diácono permanente e representante da Pastoral, Mário Gamboa, explicou que o Fórum está a ser realizado ao nível de Vigararia Santiago Norte, dentro do projeto Pastoral da Esperança e Saúde tendo em conta a iniciativa do Governo que declarou o ano 2024 como sendo o “Ano da Saúde Mental”. O objectivo é colocar na mesa, temáticas como Saúde Mental, versus desafios, prevenção e promoção; direito das pessoas com transtornos mentais; paradigmas, perceções e práticas da Saúde Mental à luz da “Dignitas Infinita”.
Segundo aquele responsável, encontram-se envolvidas as 15 paróquias da região Norte, e outras entidades que aderiram a este encontro de reflexão, “no sentido de tomar consciência da realidade que se vive no dia-a-dia”.
Por seu turno a Delegada de Saúde de Santa Catarina, Ludmila Miranda, reforçou a ideia de que a promoção da saúde mental é um trabalho multissectorial que deve envolver a todos.
O evento teve lugar no dia 24 de maio, no Centro Paroquial Calvário, Santa Catarina, na ilha de Santiago e decorreu sob o lema: “Saúde Mental, Prioridade e Compromisso de todos”.
Ao declarar 2024 em janeiro o “Ano da Saúde Mental em Cabo Verde”, o Governo aspira a implementar políticas públicas e iniciativas que promovam a consciencialização, a prevenção de transtornos mentais e o fortalecimento do suporte psicológico, fez saber na altura a Ministra cabo-verdiana da Saúde, Filomena Gonçalves.
Essa iniciativa busca assegurar que cada cidadão tenha acesso a serviços de saúde mental de qualidade, visando uma sociedade mais forte, resiliente e unida, referiu.
Fonte: VATICAN NEW
Artigos relacionados
-
Padres suspensos após revisão sobre falhas de abuso na Igreja da Inglaterra
-
Cristãos se unem a outros líderes religiosos para se opor ao suicídio assistido
-
Acra – Não as doações provenientes da exploração mineira ilegal
-
Feira da Saúde atende moradores do bairro da Luz
-
Dom Kamwenho é referência incontornável da Igreja Católica